25 de maio – Dia Nacional da Adoção

Na data de ontem, 25 de maio, celebramos o Dia Nacional da Adoção, uma data que reforça “o direito da convivência familiar e comunitária com dignidade” contido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A adoção é uma forma de permitir que a criança ou o jovem usufrua de uma relação harmoniosa e saudável num contexto familiar e social, muitas vezes sem levar em consideração aspectos biológicos.

< http://www.comshalom.org>

Muitos são os casos que levam uma criança a ser acolhida por abrigos para aguardar até que reencontrem um membro responsável de sua família ou sejam adotados por outra família e diversos são os motivos para a tomada da decisão de adotar um filho, como por exemplo: a impossibilidade de ter filhos biológicos, para cimentar os laços com o cônjuge, no caso de adoção de filhos da esposa ou marido com um cônjuge anterior, para auxiliar uma ou mais crianças em dificuldades, para fomentar a integração racial, no caso de adoção inter-racial, para satisfazer do desejo de ser pai/mãe, para diminuir a dor e sofrimento da morte de um filho ou sentimento de solidão, busca de companhia para filho único, pelo fato de poder escolher o sexo e entre outros.

Entretanto, o principal objetivo da adoção é o bem-estar das crianças e dos adolescentes que serão adotados, o que vai além dos interesses dos adotantes. O ponto determinante nos julgamentos desses processos de adoção é se esta trará para a criança oportunidades de desenvolvimento físico, psicológico, educacional e social.

< http://st.depositphotos.com>

Os passos para dar entrada no processo de adoção são muitos e o período de espera é longo, mas a alegria de poder ser mãe/pai e a satisfação de poder dar um lar, amor, carinho, afeto e atenção para uma criança que necessita, são razões suficiente para quem decide abrir seus braços e suas vidas para recebê-la.

A Dona Resolve apoia essa linda ação de adotar e cuidar !!!

Fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br; calendarr.com;


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *