Como manter os calçados sempre bonitos?

03-11-2016-foto2

Calçado hoje é um investimento e merece atenção.

Quando eles molharem nunca utilize o fogo, sol, forno quente ou ainda atrás da geladeira para pegar o calor do motor. O que se recomenda é enfiar nos calçados jornal amassado, bem prensado. O jornal absorverá a umidade e evitará que os sapatos deformem.

Conservação:

Não se deve usar o mesmo par de sapato, dia após dia, sem descanso.

É preciso permitir que a transpiração acumulada durante o uso possa ser liberada para o exterior, mantendo o calçado confortável.

O ideal é possuir dois pares de sapatos e alternar o seu uso, dando a cada um pelo menos 24 horas de descanso.

É fundamental que, antes de aplicar qualquer produto para engraxar ou dar brilho nos sapatos de couro, proceda se uma limpeza cuidadosa para evitar que partículas de pó ou terra permaneçam sobre o couro e posteriormente venham a arranha lo.

Se o sapato estiver apenas empoeirado ou pouco sujo, basta recorrer a um pano seco ou a uma escova de cerdas bem macias para efetuar a limpeza.

No caso se estiver muito sujo com lama por exemplo, os cuidados devem ser redobrados. É preferível remover a lama quando estiver seca, pois ao tentar removê-la ainda úmida, pode ocorrer maios penetração no material.

Cuidados para cada tipo de calçados:

Para remover a poeira e as manchas dos calçados de verniz, sintético e couro, use um pano úmido ou limpe levemente com uma escova. Para os sapatos de material sintético pode ser utilizado um pano com álcool por dentro.

Se precisar, com um pano ou escova macia, aplique graxa de sapato específica para este tipo de material e dê polimento com movimentos rápidos.

Para retirar manchas leves dos calçados de camurça, utilize escovas de cerdas duras. Já as manchas mais difíceis como, por exemplo, de óleo e graxa, devem ser removidas com um pouco de produto de limpeza à base de solvente. Usar lixas, pedra-pomes ou borracha-crepe também traz bons resultados, mas é preciso tomar cuidado para não criar espaços na camurça. Para uniformizar a cor dos sapatos de camurça, utilize um produto específico para este tipo de material.

Assim que tirar os calçados, faça uma higienização rápida, tirando o excesso de sujeira com uma esponja macia e um pano de algodão. Não coloque os calçados na máquina de lavar nem em água corrente, pois o excesso de água pode danificar a cor e o material.

Para manter a forma dos calçados, preencha toda a parte interna com papel amassado e guarde-os em caixas ou sacos de tecido, que permitem a circulação do ar. Sapatos de couro devem ser hidratados a cada seis meses com produtos específicos.

Fontes utilizadas:

Livro : Dona Resolve – Limpeza Fácil

Site: www.dicasdemulher.com.br


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Como manter os calçados sempre bonitos?”

  1. Avatar de vitoria

    muito bom , gostei muito das informaoes
    pelo jeito eu fazia tudo errado com meus sapatos,,,,rsrsrsrs
    cada dia aprendo mais aqui no seu site,obrigado

    1. Avatar de admin
      admin

      Obrigada Vitoria 🙂

  2. Avatar de solange
    solange

    Gostaria de falar com voce em particular, tenho uma proposta para divulgar no seu blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *