Dicas da Dona – Como deixar a sua casa mais fresca e arejada no verão

1

Atualmente estamos passando por alguns desafios: crise econômica, crise hídrica, temperaturas acima da média… é hora de criar soluções com baixo custo e ecológicas para nos ajudar sem prejudicar o planeta.

O Blog da Dona conversou com a Equipe de Operações da Marca Doutor Resolve – Reparos e Reformas – Nancy Diniz e Caroline Gonçalves, que nos deram ótimas dicas para deixar seu ambiente mais fresco, adoramos as soluções. Confira:

Escolha tecidos leves para sofás e poltronas

Se seus estofados são de couro, couro sintético ou veludo, eles não absorvem o suor, coloque uma capa ou manta de algodão ou seda, além de agradáveis ao toque, você pode criar diferentes ambientes conforme a estação.

Vamos clarear os ambientes?

2

Cortinas e paredes claras evitam que o ambiente esquente, pois elas não absorvem luz, apenas refletem.

Cortinas leves ou Blecaute

3

O ideal é que os tecidos das cortinas sejam leves e vazados, assim deixarão que a brisa entre mais facilmente. Em cômodos que o sol é direto poderá utilizar cortinas com blecaute. Escolha o blecaute branco e coloque virado para fora, assim a luz não é absorvida em forma de calor.

Refresque o ambiente naturalmente 

Uma boa opção é colocar película reflexiva nos vidros (igual utilizamos em carros) o sol bate e volta.

Uma estratégia para refrescar o ambiente é prender um lençol claro e úmido na janela, o vento quente passará pelo lençol e será resfriado.

Espalhar bacias de água pela casa funciona muito bem. A água evapora, deixa o ar mais úmido e torna a respiração mais confortável. Elas podem ficar embaixo da cama para evitar acidentes. Troque a água diariamente para não transformá-las em criadouro do mosquito da dengue.

Troque as lâmpadas incandescentes

4

Substitua-as por modelos fluorescentes ou LED, são um pouco mais caras, mas consomem menos energia, duram mais tempo e não produzem calor como as incandescentes. O custo benefício é excelente.

Plantas pela casa

5

Coloque vasos pela casa, ajuda a baixar a temperatura pois as plantas transpiram o excesso de água, deixando o ambiente mais fresquinho. Não deixe água parada nos pratinhos dos vasos, coloque areia ou produtos específicos para combate ao mosquito da dengue.

É interessante na hora da escolha dos vasos consulte um profissional de jardinagem, geralmente na própria floricultura ou em “Gardens Centers” sempre tem especialistas para auxiliá-lo.

Turbine o Ventilador

Os ventiladores fazem circular o ar mas não esfriam o ambiente, e na falta de ar condicionado coloque uma tigela com gelo em frente ao ventilador (longe dos fios, ok?), o vento passará pelo gelo e deixará o ambiente mais fresco.

Mãos a obra! Unidos contra o calor e de mão dadas com a natureza. 😉

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *