Dicas da Dona – Como distrair as crianças nas férias

B11

Julho é mês de férias e as crianças ficam animadas para descansar, viajar, brincar e aproveitar ao máximo os dias de folga. Porém o que é um alívio para as crianças passa a ser, em alguns casos, um período de aflição para os pais, onde a maioria  continuam no trabalho e em outros casos porque ficam sem opção de entretenimento. Confira algumas dicas para tornar as férias do seu filho mais animada e divertida:

É muito bom aproveitar esse período mesmo se for apenas quando chegar em casa após o trabalho ou nos finais de semana, afinal,  descobrir novas maneiras de diversão e curtir momentos em família é muito importante para o bom desenvolvimento das crianças e o seu também. Veja só!

1º Resgate os momentos familiares neste período. As férias valem para acordar mais tarde, fugir das responsabilidades e ter a tarde livre, mesmo que seja só no final de semana. Reúna as crianças, chame os avós e procure fazer programas juntos. Em casa, por exemplo, vocês podem criar atividades divertidas como brincadeiras, teatrinhos ou até mesmo preparar um doce ou bolo em família.

2º Separe um dia para organizar quartos e brinquedos. Muitos gostam de ajudar os pais nas obrigações de casa. Por mais que isso passe uma ideia de trabalho e obrigação durante as férias, essa atividade pode se transformar em uma rotina para os pequenos e fazer também com que eles se sintam responsáveis por uma tarefa diária da casa.

3º Crie clubinhos para seus filhos. Reúna alguns dos amigos e tente criar atividades próprias de acordo com a idade deles. Pesquisas apontam que os jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças no ensino. Assim, procure limitar o período da criança em frente à TV e computador. Outros jogos (palavras cruzadas, jogo da memória, xadrez, caça palavras), diferentes dos eletrônicos, ajudam a criança a desenvolver o raciocínio e construir o conhecimento de forma descontraída durante as férias.

4º Estimule a leitura. Mesmo que o período seja de férias, ler com seus filhos pode ser uma oportunidade de criar um elo com eles e demonstrar que a leitura durante as férias ajuda a criança a não perder o ritmo de aprendizagem. Muitas livrarias oferecem até mesmo programações com contadores de histórias. Se preferir, seja você mesmo um contador e crie uma atividade diferente e divertida com as crianças.

Por mais que distraí-los durante este período não seja uma tarefa fácil, existem brincadeiras saudáveis que podem ajudar você. Sendo assim, não há motivos para deixar seus filhos na monotonia durante as férias. Aproveite este momento, crie atividades e saiba curtir cada vez mais os seus pequenos.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *