Dona Resolve é citada em site de Ana Maria Braga

1911 anamaria

Como é gratificante quando somos reconhecidos por algo, não é mesmo? No dia 12 de novembro, a Dona Resolve foi citada no site de Ana Maria Braga, do programa Mais Você, da Rede Globo.

A colaboradora Paula Roberta, consultora de operações e negócios da Dona Resolve, participou da matéria e revelou várias dicas sobre como organizar a geladeira e quais alimentos podem ou não ser refrigerados.

Leia a matéria na íntegra.

Organize sua geladeira
Veja como ocupar melhor os espaços e fazer os alimentos durarem mais

1911 dicageladeira

O hábito de guardar tudo na geladeira é bem generalizado num país tropical como o Brasil. Ainda mais no verão. O medo de que algo estrague ou de que os alimentos fora da geladeira possam atrair pragas urbanas como moscas, formigas, baratas, etc, aumenta esse comportamento.

Muitas vezes, colocar frutas, legumes e outros mantimentos no frio e na umidade da geladeira não é uma boa ideia.

A nutricionista Sibele Carteiro explica que alguns alimentos duram mais se guardados na geladeira, já outros perdem o sabor e a qualidade. A personal organizer da Dona Resolve Paula Roberta da Silva diz que um dos erros mais comuns é lavar frutas, verduras, legumes e hortaliças e depois guardá-las de forma incorreta “Essa prática permite a proliferação de fungos e bactérias”, diz.

Confira qual é a melhor forma de armazenamento para cada alimento segundo as experts!

Cebola

1911cebola

 

 

 

 

 

As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa ou fruteira. E outro detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.

 

Açúcar

1911acucar

 

 

 

 

 

O açúcar também deve ser conservado a temperatura ambiente, quando submetido a baixas temperaturas perde suas propriedades, sabor e textura. Para mandar as formigas embora, coloque um pedaço de algodão molhado com álcool dentro da despensa, isso ajudará a não deixar as formigas chegarem perto do açúcar.

 

Pão fatiado caseiro ou industrializado

1911paofatiado

 

 

 

 

 

A maioria das pessoas guardam pão na geladeira e isto é um grande erro, segundo a nutricionista Sibele Carteiro “O pão em baixas temperaturas envelhece mais rápido e perde o sabor. Guarde em um lugar fresco e seco ou corte-o em fatias e leve ao congelador para reutilizá-lo posteriormente”, indica.

 

Pão bolinha de padaria

1911pao

 

 

 

 

 

Esse pão tem vários nomes, mas a característica principal é a crocância. Ele deve ser guardado num lugar seco e fresco, mantenha-o em um saco de papel para deixá-los crocantes. O pão pode ficar esponjoso em um saco plástico, ainda mais se estiver quente, já que o calor é transformado em umidade.

 

Tomates

1911tomates

 

 

 

 

 

A nutricionista recomenda que os tomates sejam armazenados fora da geladeira, na fruteira e de cabeça para baixo. A refrigeração faz com que esta fruta se deteriore mais rapidamente e perca o sabor natural.

 

Bananas

1911bananas

 

 

 

 

 

O alimento também é um chamariz de pragas urbanas, como a drosófila, ou mosca de fruta. Mas o correto é guardar as bananas fora da geladeira, na fruteira. “Corte o cabo de cada banana bem rente com a tesoura, pois este corte irá secar e lacrar a banana, conservando-as por mais tempo e sem a presença dos mosquitinhos em sua cozinha”, ensina Sibele. A personal organizer Paula Roberta lembra que se elas forem colocadas na geladeira ficam ruins para o consumo “Elas ficam pretas”, diz.

 

Café

1911cafe

 

 

 

 

 

O local mais recomendado para o armazenamento do pó de café é dentro do armário, em um recipiente muito bem fechado, longe da luz e de produtos com odores fortes (como temperos e produtos de limpeza). Essa proteção ajudará a manter a essência do grão ou pó.

 

Abacaxi

pineapple , piña

 

 

 

 

 

A coroa só deve ser retirada no momento do consumo pra não acelerar o amadurecimento, a lavagem da casca deve ser feita com água e uma escovinha, logo antes de cortar o abacaxi. Quando madura, deve ser consumida em um ou dois dias caso seja mantida fora da geladeira. Se ainda precisar amadurecer, deixe em temperatura ambiente enrolado em papel para acelerar o processo.

 

Laranja

1911laranja

 

 

 

 

 

A fruta deve ser mantida fora da geladeira, em local fresco e arejado. Pois em locais úmidos, como a geladeira, elas amadurecem mais rápido, perdem vitaminas e podem perder o sabor e endurecer. O ideal seria colocá-las na fruteira e ao abrigo do sol.

 

Manga

1911manga

 

 

 

 

 

Manter em local fresco e ventilado. Se ainda estiver verde, embrulhe-a em folhas de jornal, para acelerar o amadurecimento. Depois de madura não deve ser guardada por mais de dois dias, pois pode perder textura e sabor.

 

Limão

1911limao

 

 

 

 

 

Se ainda estiver verde, guarde-o em local fresco, seco e arejado. Se já estiver maduro, conserve-o na geladeira dentro de um saco plástico. Nas duas situações o limão pode durar até duas semanas. Se estiver cortado guarde-o na geladeira, num recipiente fechado, pois ele pode pegar cheiro e use o mais rápido possível, já que ele oxida e perde as propriedades.

 

Frutas cortadas

1911frutas

 

 

 

 

 

Abacaxi, melão, melancia, entre outras, devem ir à geladeira. A nutricionista recomenda que sejam embaladas em plástico filme e colocadas nos gavetões que são próprios para as frutas, legumes e verduras. Também podem ser guardadas em potes fechados, de preferência de vidro.

 

Alho

1911alho

 

 

 

 

 

O alho deve ser armazenado fora da geladeira em um local fresco e seco, podendo durar até dois meses. Caso contrário, na geladeira, ele pode mofar, ficar borrachudo e até brotar. Se você descascou além do que usaria, guarde-o na geladeira, mas consuma o mais rápido possível.

 

Gengibre

1911gengibre

 

 

 

 

 

O gengibre pode ser guardado em local fresco e seco. Na geladeira, deve ficar nas prateleiras, e não na gaveta de legumes — a umidade deste local estraga o gengibre. Para congelar, conserve a casca do gengibre. Isso evita que fique mole demais após o descongelamento.

 

Ovos

1911ovos

 

 

 

 

 

As geladeiras vêm com um lugar reservado aos ovos e ele é justamente o menos recomendado para eles. A personal organizer do Dona Resolve explica que os ovos são porosos, portanto não devem ser lavados, sob o risco de contaminação por salmonela. Deixá-los na porta da geladeira é um erro, pois eles ficam variando de temperatura por conta do abre e fecha, o que pode estragar o alimento. Segundo a nutricionista Sibele Carteiro, os ovos devem ser guardados na segunda prateleira, no fundo da geladeira, para que se garanta baixa temperatura e maior conservação do alimento.

 

Molhos e conservas

1911molhos

 

 

 

 

 

Mostarda, ketchup, molhos de salada, shoyu e outros produtos similares podem ser guardados na porta da geladeira sem risco de estragar.

 

Temperos frescos

1911 manjericao

 

 

 

 

 

Manjericão, salsinha, cebolinha, pimenta vermelha e afins devem ficar fora da geladeira em um potinho ou congelado, já cortado e pronto para o consumo. Dessa forma, eles não perdem as propriedades e não estragam!

Fonte: Organizar a geladeira – Ana Maria Braga.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *