Pequenas economias são possíveis com pequenas mudanças de hábito

a

Como já ouvimos algumas vezes: “Pequenas atitudes fazem grande diferença”. Reeducando seus hábitos domésticos é possível combater a sujeira e ainda permanecer em harmonia com a natureza.

A seguir, colocamos algumas dicas de reutilização na hora da limpeza, economizando dinheiro e tempo:

• Evite usar a mangueira!

Mangueira desperdiça muita água, mesmo quando apenas você deseja lavar um quintal ou sua garagem. Utilizando um balde, você conseguirá fazer o mesmo trabalho sem desperdiçar tanta água. Se realmente for necessário realizar a limpeza da calçada após uma reforma ou obra em sua residência, reaproveite a água que utilizou para lavar roupas ou para limpar outras áreas da casa.

b

• Ensaboe toda a louça e depois enxágue!

Tudo junto! Realizando desta forma, torna-se muito mais econômico e sustentável. Primeiro, retire todos os resíduos das louças, empilhando-as de maneira prática e fácil para iniciar a lavagem. Em seguida, umedeça as sujeiras impregnadas, para que amoleçam e sua remoção fique mais fácil. Enquanto isso lave com sabão líquido o restante da louça. Finalmente, lave aquelas que ficaram com os resíduos amolecendo e, com pouca água, enxágue tudo.

  • Tire o pó antes de passar o lustra-móveis!

Ao passar o produto em cima de toda poeira, esta se acumulará no produto fazendo barro e deixando-o espesso. Além, de sujar mais panos, você corre o risco de manchar seu mobiliário.

Quando for limpar o chão, utilize o mesmo método: aspire e/ou varra antes de passar panos ou produtos nesses locais. É importante lembrar-se de ler e respeitar as instruções de uso no rótulo de cada produto.

c

  • Acumule roupa para lavar o máximo possível no mesmo dia!

Uma boa forma de economizar água e tempo é deixar roupa suja acumular para lavar tudo de uma só vez. Uma máquina de lavar roupas de cinco quilos gasta cerca de 135 litros de água a cada uso. Por isso, utilize a lavadora apenas quando a capacidade total for atingida e, no máximo, três vezes por semana. Para quem utiliza o tanque, enquanto ensaboa e esfrega as roupas, pode deixar a torneira fechada. Enquanto ocorre a lavagem manual, a água de enxague das peças brancas pode ser aproveitada para a primeira lavagem das roupas escuras ou coloridas.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *