Você, mulher, dona de casa, como saber até onde pode ir nas cobranças com os filhos para auxiliá-la nas tarefas de casa?
Será que fazer tudo por eles é o caminho certo a seguir? Crianças devem ajudar nos deveres domésticos? Qual a melhor forma para fazer isso? Confira na dica de hoje!
Nos dias de hoje, muitas mulheres precisam sair para trabalhar e ficam sem tempo para arrumar a casa toda, sozinhas. Então uma ajudinha é mais do que bem-vinda e nunca é demais! Desta forma, o marido e por que não os filhos, são convidados a entrar na dança e participar das tarefas.
E você sabia que a criança, quando estimulada a fazer atividades domésticas desde cedo, tem uma tendência de ser mais organizada, a ter uma vida mais regrada? Então comece já a inseri-lo na rotina da casa! Além de eles lhe darem uma mãozinha, você já estará contribuindo para o futuro do seu baixinho ou baixinha.
Segundo Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra criador do portal Pediatria em Foco, a criança deve ser estimulada desde bebê, em torno de um ano, a ajudar nas atividades da casa, como arrumar o quarto recolhendo os brinquedos. Com o passar do tempo, essas atividades vão aumentando de intensidade e dificuldade.
“Os pais sempre devem fazer a atividade junto com a criança, e mantendo um tom de ‘brincadeira’. Por exemplo: uma criança de três anos pode começar a arrumar sua própria cama, mas não deve ficar sozinha enquanto executa a tarefa. Lembrando que a tarefa deve sempre ter uma base lúdica e agradável para ela”, diz o médico.
Para te ajudar a definir quais tarefas são mais adequadas para determinadas idades, o Dr. Marcelo Reibscheid fez uma lista. Confira:
03 a 05 anos – arrumar o quarto, arrumar a cama e ajudar na arrumação geral da casa.
06 a 08 anos – soma-se às anteriores o secar louça, sob supervisão de um adulto.
09 a 11 anos – soma- se a todas as anteriores, e acrescenta o lavar louças e limpar a casa, como passar pano, aspirador, etc.
gostei