Sabemos que uma boa forma de conservar a comida é o congelamento dos alimentos, além de facilitar a vida da dona de casa. Colocamos algumas dicas para que você saiba o que pode ser congelado e o que não deve de forma alguma ser levado para o freezer!
Aqui vão algumas dicas do que não deve ser congelado:
- Iogurte: Os ingredientes que o compõem tendem a se separar e o produto fica com a aparência talhada.
- Batatas: Não é bom congelar batatas cozidas, pois elas absorvem muita água, amolecem e ficam escuras. Pode congelar quando estiverem fritas ou como purê.
- Chantilly: Durante o descongelamento, a parte gordurosa se separa da líquida e isso não é legal.
- Maionese e Creme de Leite: Da mesma forma, a gordura se separa dos outros ingredientes e quando descongelado eles tendem a coalhar.
- Cremes, pudins, entre outros alimentos que possuam amido de milho: Estes soltarão água depois de descongelado.
- Ovo: Quando está inteiro e cru, a casca do ovo estoura e assim entram bactérias dentro dele. A clara do ovo pode ser congelada, e para congelar as gemas, é bom batê-las bem e acrescentar ½ colher de chá de sal ou açúcar.
- Alimentos frescos que são ricos em água como aipo, alface, pepino, entre outros são facilmente congelados, porém, após o descongelamento eles ficam murchos.
- Queijos com alto teor de água, como ricota e queijo cottage, após o descongelamento perdem a textura macia.
- Fermento fresco: Nunca deve ser congelado. Fermento fresco quando descongelado, perde parcialmente o poder de fermentação, alterando a receita.
- Gelatina: Ela não resiste a temperaturas baixíssimas, portanto, ao colocar no freezer ela fica cristalizada.
- Verduras e legumes: Não congele legumes como tomate cru, pepino e rabanete. Eles murcham, alteram a cor e o sabor também, assim como as folhas verdes, por isso não devemos congelar se pretende utilizá-las como salada crua.
Frutas: Algumas frutas como a pera, a manga e a banana, têm a cor alterada em baixas temperaturas. Sendo assim, só congele se estiver cozido como um purê ou calda.