É hora de fazer a faxina pesada de inverno!

Quem cuida da casa sabe que mantê-la limpa não é uma tarefa fácil. No inverno, graças às baixas temperaturas, conciliar as tarefas com o frio da estação torna-se ainda mais difícil.

Nesta matéria, a Dona Resolve separou algumas dicas essenciais que vão ajudar você a sofrer menos com o frio na hora da limpeza no inverno!

1. Abra as janelas

Temos ciência de que manter os locais fechados os deixam muito mais quentinhos e aconchegantes no inverno. Mas essa é uma das características que fazem dessa estação a temporada com maior incidência de desenvolvimento de doenças respiratórias.

É importante que o ambiente fique aberto pelo menos por 1 hora durante o dia – principalmente na hora da faxina – para que o ar seja trocado, a fim de evitar a proliferação dos ácaros e o surgimento do mofo.  Além disso, os raios solares quebram o ar gelado, matando os fungos e ácaros.

2. Faxina pesada

Antes que o frio se intensifique, procure fazer uma boa faxina em sua casa. Arrume os guarda-roupas, coloque as peças guardadas para tomar um sol, limpe os armários, tapetes, móveis, prateleiras etc.

Assim, você deixará o ambiente mais organizado e limpo durante a estação, dispensando a necessidade de faxinas mais rigorosas em meio às baixas temperaturas.

3. Aproveite o calor

Lidar com a água no inverno talvez seja uma das coisas mais desconfortáveis se tratando de limpeza. Pensando assim, dê preferência para realizar tarefas que a envolvam em horários de mais calor.

Deixe para lavar louças e roupas logo após o almoço, por exemplo, quando o sol costuma estar mais alto e as temperaturas mais amenas. No caso das roupas, isso também ajuda as peças a secarem mais rapidamente.

4. Mantenha a organização

Trabalhar para manter a organização do local ajuda a evitar o trabalho pesado na hora da faxina. Procure sempre manter os cômodos limpos e organizados no dia a dia.

Assim que manchar o fogão, por exemplo, pegue um pano e realize uma limpeza rápida, ao invés de deixar acumular outras manchas e ter trabalho dobrado quando for limpar tudo. No caso de empresas, se deixar algum líquido cair no chão, por exemplo, busque um pano para secá-lo imediatamente.

5. Livre-se da poeira

Na limpeza no inverno, a última coisa que queremos é mexer com água por conta de todo o frio. Por isso, aposte na utilização de utensílios com alta capacidade de absorção de pó. Panos microfibra são ótimas opções que absorvem a sujeira sem a necessidade de estarem úmidos. Além disso, não levantam o pó, ajudando na qualidade do ar.

Fonte: https://www.goedert.com.br/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *