Com o calor excessivo dos últimos dias, é preciso um cuidado redobrado com a saúde. Por isso, a Dona Resolve separou algumas dicas importantes para manter o bem-estar e o clima mais agradável para suportar as altas temperaturas.
Em casa
– Feche os estores (mas não as janelas) da casa, evitando a excessiva exposição aos raios solares.
– Acenda as luzes apenas se necessário. O cuidado diz respeito às luzes incandescentes, pois a maior parte de energia que consomem transforma-se em calor.
– Tome banhos com água fresca para diminuir a sensação física de calor.
Cuidados com a alimentação
– Aumente o consumo de sais minerais (potássio, magnésio, sódio), mesmo que não tenha sensação de sede. A ingestão de água mineral previne também cãibras e alterações no sistema cardiovascular.
– Aumente o consumo de líquidos em temperatura ambiente (ou não muito gelados), também na forma de sucos, para manter a temperatura do organismo constante e evitar a desidratação, pressão baixa, sensação de fraqueza e dor de cabeça.
– Faça entre quatro e cinco refeições por dia, dando maior importância ao pequeno-almoço. As refeições podem ser alternadas com pequenas porções de alimentos salgados.
– Prefira alimentos crus ou pouco cozidos (quanto maior a temperatura de cozimento, maior a perda de água e vitaminas). Alimentos muito quentes atuam como vasodilatadores e aumentam a temperatura corpórea. Os gelados podem causar gastrites e indigestão.
– Escolha alimentos de origem animal (peixe, leite, ovos e carnes brancas). Dê preferência aos peixes, para garantir maior consumo de ômega 3, zinco, vitaminas C e E.
– Invista nos alimentos integrais (especialmente milho e aveia), que possuem vitamina B e são antiestressantes.
Durante a Condução
– Ande sempre acompanhado de uma garrafa de água, principalmente quando as previsões meteorológicas indicarem altas temperaturas e ar seco.
– Alguns minutos antes de sair com o carro, abra as portas para facilitar a ventilação.
– Se a temperatura exterior não é superior a 25°C, evite o uso do ar-condicionado no carro. Se o calor for muito intenso mantenha-o até 5°C abaixo da temperatura externa.
– Nunca deixe pessoas no interior do carro (principalmente crianças ou idosos), mesmo se for por breves períodos de tempo.
– Adote o uso de protetores solares nos vidros laterais dos automóveis, atenuando assim o mal-estar dos passageiros durante percursos mais longos.
– Se puder, evite sair de carro nas horas em que o sol está mais forte. Para viagens prolongadas, prefira os horários noturnos.
Fonte: http://www.4work.pt/