Você sabia que a sua esponja de lavar louças pode conter mais de 680 milhões de fungos, bactérias e germes?
Por esse motivo elas precisam ser higienizadas diariamente e a Dona Resolve irá te auxiliar, apresentando algumas dicas para que possa higienizar, armazenar e aumentar o tempo útil de sua esponja sem prejudicar sua saúde.
< fabianascaranzi.com.br>
As esponjas de lavar louças, após serem utilizadas, geralmente são deixadas sobre a pia ou recipientes próprios para apará-las, muitas vezes úmidas e em contato com sabão em pasta. Entretanto essa forma incorreta de guardar a esponja facilita a proliferação de fungos, bactérias e germes, que posteriormente entrarão em contato com os pratos, copos e talheres que você e sua família irão utilizar, podendo causar infecções bacterianas, provocando alguns sintomas como disenteria e febre, além de alergias na pele e até mesmo problemas no pulmão.
Em 15 dias de utilização da esponja sem higienizá-la, pode gerar mais de 680 milhões de fungos, bactérias e germes.
Buscando preservar a sua saúde e de seus familiares, a Dona Resolve apresentará algumas dicas para higienizar a sua esponja e guardá-la da forma correta. Confira abaixo!
- Para higienizar a esponja, basta coloca-la todos os dias no micro-ondas com um pouco de água em potência alta por 2 minutos. Segundo estudos realizados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) este procedimento é o mais eficaz para reduzir significativamente a quantidade de bactérias, bolores e leveduras;
- Outra opção para higienizar sua esponja é imergi-la em água sanitária diluída em água por dez minutos e depois enxaguá-la bem. Orientamos que utilize duas colheres de água sanitária para 1 litro de água nesta solução;
- Não deixe a esponja úmida ou em recipientes com sabão em pasta após utilizá-la. Mantenha-a sempre seca e em lugares secos;
- Se utilizada com muita frequência, substitua a esponja por uma nova semanalmente;
- Mesmo quando utilizada com menor frequência, substitua a esponja por uma nova a cada 15 dias;
- Lave utensílios como tábuas de carne ou faça a limpeza interna da pia sempre por último, evitando levar maiores bactérias para as louças, mesmo higienizando a esponja diariamente.
< g1.globo.com >
Algumas pessoas utilizam mais de uma esponja na cozinha, por exemplo, uma para lavar louças, outra para limpar a pia e fogão, outra para panelas, porém não há necessidade, pois o importante mesmo é estar sempre atento a higienização da espoja. Desta forma ela estará sempre limpa e pronta para uso.
Atualmente já é possível também encontrar no mercado esponjas com Íons de Prata em sua composição que garantem a eliminação de 99,9% das bactérias presentes na esponja até o fim do uso.
Fonte: g1.globo.com
Muito interessante o artigo das esponjas. Não tenho esse hábito mas vou começar fazer. Higiene em primeiro lugar.
José Paulo
Ótimas dicas! Obrigado!
Olá André, que bom que foi útil! Continue nos acompanhando para novas dicas 😉
Obrigada André! Fique por aqui nos acompanhando! 🙂
Como eu faço pra compartilhar esses artigos?
credo já tinha ouvido falar mesmo, que nojo que deu!
Pois é Rebeca! Nojento né! Então higienize as suas ai! 😉
Legal. Vou fazer. Já fiz!