Qual a importância da limpeza e conservação no inverno?
Por um lado, a umidade relativa do ar tende a diminuir no inverno. Como consequência, isso causa incômodos nas vias aéreas. Essa alteração é algo que não podemos impedir de ocorrer.
Por outro, devido às temperaturas mais frias, temos o costume de deixar janelas e portas fechadas para deixar os ambientes mais aconchegantes. No entanto, quando esse costume se torna um hábito pode contribuir para as seguintes doenças respiratórias comuns no inverno:
- gripes e resfriados;
- rinite;
- sinusite;
- bronquite;
- asma;
- crises alérgicas;
- Covid-19.
Nesse sentido, a limpeza e conservação no inverno tem o objetivo de deixar os locais limpos e organizados. Ademais, é essencial para diminuir a proliferação de vírus, bactérias e contaminações entre os frequentadores desse ambiente.
Limpeza e conservação no inverno: confira 4 principais cuidados!
1- Mantenha o ambiente arejado
A primeira dica de limpeza e conservação no inverno é deixar o ar circular no ambiente. Sempre que possível, deixe janelas e portas abertas para que a luz do sol, mesmo que mínima, possa entrar no ambiente. Os raios solares ajudam a eliminar ácaros dos móveis e mantêm o local bastante ventilado.
2- Evite deixar o local úmido
Muitas das vezes, limpeza é sinônimo de água, sabão e bastante espuma. Porém, no inverno, essas limpezas pesadas são indicadas serem realizadas apenas pela manhã e em dias com sol. Existem alguns hábitos que podem ser substituídos. Por exemplo: prefira utilizar pano seco para tirar pó dos móveis.
Dessa maneira, siga as recomendações e lembre-se que a umidade facilita a proliferação de mofo no ambiente.
3- Retire todo o pó
Como citamos no tópico anterior, evite muitas tarefas com água durante a limpeza e conservação no inverno. Sendo assim, use e abuse do aspirador de pó. Aspire todo o chão, tapete, cortinas e estofados. Para os móveis, prefira remover o pó com panos de microfibra.
4- Cuidados com o mofo
É desconfortável trabalhar diariamente em um local com cheiro de mofo. Principalmente nas paredes do banheiro que têm contato com água naturalmente. A dica da Whitening é preparar uma misturinha de água quente com bicarbonato de sódio e passar nas paredes mofadas com escovas de cerdas duras. Ou então, utilize produtos com ação antimofo para preveni-los.