4 Passos para Criar uma Rotina Diária Incrível

Descobrir como criar uma rotina diária que funcione – e como se manter fiel a ela – pode levar muito tempo. Mas, o que deve conter em uma rotina diária ideal? a reposta é depende, isso é bem pessoal. Você tem que saber o que precisa ser feito e quando, mas também tem que ser compatível com seu estilo de vida, incluindo a sua energia e capacidade de gestão de tempo, para assim criar uma rotina de trabalho real e possível.

Elaboramos essas cinco dicas que pode te ajudar a criar uma rotina diária ideal, mesmo que você nunca tenha feito uma:

  1. Faça uma Lista

Para saber como escrever uma lista de rotina diária começa escrevendo tudo que precisa ser feito no seu dia-a-dia, tanto em casa quanto no seu trabalho, não precisa se preocupar com a forma em que a organização da lista está; isso é um rascunho de tudo que precisa ser feito, lembre-se esta não é a lista de afazeres final. Você vai anotar tudo o precisa ser feito no seu dia-a-dia.

Se você achar difícil lembrar das tarefas mesmo depois de organiza-las, grave-as no seu celular, escreva em post-it ou tenha um caderno para anota-las e sempre ter por perto pra consulta e melhor organização. Nenhuma tarefa é descartável – se precisa se lembrar de “colocar o lixo pra fora” na sua rotina diária, anote.

  • Imagine o seu dia como uma estrutura

Algumas pessoas funcionam melhor no período da manhã, outras pela tarde, e outras de noite. Use isso ao seu favor e coloque as tarefas que mais vão precisar de sua energia nos momentos do dia que você está mais disposto, isso vai te ajudar a completar as tarefas com mais facilidade. Logo abaixo tem uma dica boa pra caso se identifique com esse exemplo, mas caso não sirva para você, pode inspirar na criação do seu.

Manhãs: Coloque todas as primeiras coisas a serem feitas pra começar o dia, como, tomar café da manhã, levar os animais de estimação para dar uma volta, etc. Durante o restante da manhã, tenha em mente as tarefas que vão precisar ser feitas em quanto o sol está nascendo. E principalmente coloque como prioridade as tarefas que você geralmente procrastina. Marque-as para a manhã, para que não fiquem te assombrando o dia todo.

Meio-dia: A hora mais crucial do dia onde, geralmente, toda energia que tínhamos de manhã está se esgotando, seja pelo estresse diário ou pelo cansaço. Nessa hora que você tem que dar prioridade para as tarefas rotineiras que são chatas de fazer porem não consomem tanta energia. Você pode utilizar esse tempo para responder a e-mails, verificar e atualizar sua agenda e responder a recados. Se por um acaso você estiver na sua casa durante o dia, utilize este tempo para limpeza do dia-a-dia, como, Lavar Roupas, lavar louças, dar manutenção na limpeza do banheiro, etc.

Noites: O melhor para se fazer a noite é o planejamento e preparação para o próximo dia. Coloque as suas roupas para secar, guarde as que já estão secas, prepare o almoço do dia seguinte, e arrume os cantinhos de bagunças.

  • Mais Horário Livre

O objetivo é tornar a rotina diária em sua melhor amiga, é aproveitar as suas horas de mais produtividade para utilizar em tarefas mais exigentes e as suas horas menos produtivas para as tarefas mais comuns. Mas a vida é imprevisível e pode te surpreender mesmo com as rotinas mais detalhadas. Tente estar preparado pra para isso, mantendo algum tempo livre flexível dentro da sua rotina.

Por exemplo, as vezes você precisa ir ao médico em horário de trabalho, ou no período noturno em quanto estiver se preparando para o dia seguinte seus amigos o chamem pra sair ou se reunir. Ter o controle do seu tempo livre na sua rotina te ajudara com a qualidade de vida e apesar de que os inesperados acontecem, você será poderá reagendar algum afazer sem deixar de escanteio.

  • Teste A Sua Nova Rotina

Muito Importante, depois de ter criado e organizado a sua rotina, faça um teste nela. Qual foi a sensação? Marcou as suas tarefas de maneira que se adequem a sua realidade? Sentiu que precisa ajustar?

Seja fiel a rotina durante pelo menos 40 dias. E fique atento para ajustar qualquer planejamento que não esteja dando certo. Quando conseguir fazer suas tarefas e ajustar perfeitamente ao seu dia-a-dia nos, deve manter-se fiel rotina diária.

A ideia da criação de uma rotina diária pode parecer assustadora. Mas quando menos esperar você vai ver os resultados da sua produtividade aumentar, ficara surpreso com o tempo livre que você tem. E lembre-se: sua Rotina diária não é tatuagem, à medida que as coisas mudam na sua vida, você deve adaptar a sua rotina diária, seguindo exatamente os mesmos passos que usou para criar a sua rotina inicial.

Gostou das dicas? Segue a gente nas redes sociais e acompanhe todas as nossas dicas e novidades!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *