A importância do equilíbrio entre corpo e mente

Atualmente, com a rotina corrida e diversos desafios que vivemos, é possível manter o equilíbrio do corpo e da mente? A resposta é simples, mas nem sempre fácil de alcançar. Com tanta tensão, podemos acabar descuidando da saúde e deixar a qualidade de vida em segundo plano.

E é nessas horas que o nosso corpo utiliza as emoções para expressar seu estado. Por meio do riso, das lágrimas, das dores, suores, tremores, palidez e até mesmo desarranjo intestinal, ele sinaliza se está bem ou não.

Ficar de olho nesses sinais e buscar ajuda para reverter a situação é extremamente importante. Além das sensações citadas, o desequilíbrio entre mente e corpo pode se mostrar por meio de uma ansiedade, ou da baixa autoestima e até mesmo desenvolvendo um quadro de depressão.

Baixa autoestima:

Quando isso acontece, a pessoa começa a se sentir triste e insegura. Ela deixa de acreditar que tem valor e enxerga o mundo como uma constante ameaça. Pode levar a depressão, compulsão alimentar, insônia, irritabilidade e stress.

Ansiedade:

Todo mundo experimenta ansiedade no dia a dia. Na hora de falar em público, por exemplo. Mas algumas pessoas podem sentir de forma mais intensa e com mais frequência. Nesses casos, a ansiedade se torna patológica, gerando desequilíbrio físico, mental e emocional. Isso pode levar a tensões, ataques de nervos, problemas digestivos e muitas outras consequências.

Depressão:

Um transtorno mental que atinge diversas pessoas em todo o mundo. De acordo com a OMS, ela afeta mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo. Pode acarretar alteração de humor, desinteresse, falta de concentração, cansaço excessivo, mudança de apetite e insônia.

Obesidade:

Ganho excessivo de peso sem o equilíbrio entre corpo e mente pode levar a problemas físicos e emocionais.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *