Ano Novo, novo!

O ano de 2020 já tem seu lugar de destaque na história e na vida de cada um de nós. Ele nos deixa quatro aprendizados de extrema valia para o ano que se inicia e para a vida:

– Que definitivamente não temos nenhum controle sobre nada;

– Que somos seres adaptáveis e necessitamos desta flexibilidade;

– Que estamos totalmente conectados e temos responsabilidades;

– Que a vida acontece Agora!

A entrada de um novo ano sempre nos trás sentimentos de renovação e esperança de uma vida melhor. Na nossa imaginação tudo funciona muito bem, e é natural que tenhamos pensamentos positivos no momento da renovação de um ciclo.

Aí planejamos, criamos e definimos metas para que “tudo dê certo”. Porém esse controle que pensamos ter sobre a nossa vida é meramente ilusório.

É importante ter metas, mas o que aprendemos com este ano, é que para 2021, muito mais importante do que saber onde se quer chegar é saber que será necessário estar preparado para o que se pode encontrar, para as mudanças de planos que podem acontecer pelo caminho.

Aprender a aceitar o que está fora do nosso controle é um fator protetivo para a nossa saúde mental, afinal o sofrimento humano vem da nossa necessidade de querer que as coisas sejam como nós queremos, ao invés de simplesmente aceitar que elas sejam apenas como são. E 2020 nos ensinou isso! Aceitar aquilo que não se pode controlar é necessário!

Para o próximo ano também será importante ser flexível, adaptável! Ainda mais, é claro! Acredito que você tenha passado por muitas adaptações neste ano, algumas que você até achou que não dariam certo, e outras que realmente não deram e aí partiu para um plano B. A vida é assim, flexível e nada estática e estável. Nós desejamos e esperamos que a vida seja uma linha reta e ascendente. Pois não é! Você mesmo teve a prova disso neste ano de 2020. Então, utilize suas experiências para uma nova construção perspectiva!

Que no ano de 2021 você pratique exaustivamente o AGORA! Quantas coisas foram planejadas, quantas expectativas foram geradas, quantos “amanhãs” foram esperados, e quantos ” hoje” nem foram percebidos e valorizados por esse amanhã que nunca chegou.

Espere apenas que 2021 chegue, depois viva a cada dia e construa esse novo ano na sua vida juntamente com ele!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *