Sem título

O bolo veludo vermelho é um bolo popular, com uma coloração vermelha ou marrom-avermelhada, usualmente preparada como um bolo de camadas, coberto com creme de baunilha ou, mais comumente, cream cheese.

O tom marrom-avermelhado é originado a partir da reação entre o elemento ácido do bolo, o leitelho e as antocianinas presentes no chocolate. Entretanto corante vermelho pode ser adicionado para intensificar.

Os ingredientes comuns são: leitelho, manteiga, farinha, cacau em pó, e beterraba ou corante vermelho. A quantidade de cacau varia entre as receitas. A cobertura de cream cheese é tradicional, assim como a de glacê.

História:

Red Velvet, chamado aqui também de Veludo Vermelho, é simplesmente o bolo mais vendido na terra do Tio Sam. Ninguém sabe o porquê, mas os estadunidenses amam o bolinho vermelho.

Eu gosto de Red Velvet por dois motivos: a cor dele é linda e ele tem uma história muito interessante.

Poucos sabem, mas o bolo vermelho se popularizou durante a Segunda Guerra Mundial, quando estava faltando certos alimentos e os chefs não estavam conseguindo mais fazer os bolos que eles queriam.

A solução encontrada por eles foi usar beterraba como ingrediente, que além conter açúcar em suas propriedades, leva uma grande quantidade ferro. E foi assim que os bolos ganhavam a coloração vermelha.

O tempo foi passando, os alimentos voltaram a ter estoques, mas o Red Velvet continuava na moda. Como a guerra tinha terminado não era mais necessário o uso de beterraba, então para a felicidade dos não fãs da beterraba (eu!) a receita trocou o ingrediente por corante vermelho.

O chef do hotel de Nova Iorque, Waldorf Astoria se especializou em bolo Red Velvet e é dele a receita mais famosa do bolo! Aquela de várias camadas, recheada com creme de cream chesse que todos amam! E aí vamos aprender?

Como é uma receita estadunidense, ela é mais seca por isso serve perfeitamente tanto para bolo quanto para cupcakes!

Então mãos na massa!

foto 2
INGREDIENTES

MASSA

100ml de leite aquecido

45g de manteiga (3 colheres de sopa)

20g de chocolate em pó peneirado (2 ½ colheres de sopa)

1 1⁄2 colher (sopa) ½ de corante vermelho em gel (30 g)

4 ovos

270g de açúcar (1 + ¼ de xícara de chá cheia)

1⁄2colher (chá) de vinagre branco

210g de farinha de trigo peneirada (1 xícara de chá + 1 colher de sopa)

1⁄2colher (sopa) de fermento em pó peneirado

 

RECHEIO

350g de cream cheese amolecido (1 ½ xícara de chá)

150g de manteiga amolecida (¾ xícara de chá)

675g de açúcar de confeiteiro peneirado (4 ½ xícaras de chá)

1⁄2colher (café) de essência de baunilha

1pacote de gelatina em pó sem sabor (12 g) hidratada e dissolvida em 4 colheres (sopa) de água

Frutas vermelhas a gosto

 

 MODO DE PREPARO

Na batedeira coloque 335g de cream cheese amolecido, 150g de manteiga amolecida e bata em velocidade alta até ficar cremoso (cerca de 40 segundos).

Junte 675 g de açúcar de confeiteiro peneirado, ½ colher (café) de essência de baunilha e bata rapidamente até misturar (40 segundos).

Com a batedeira ainda ligada, adicione em fio 1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12 g) hidratada e dissolvida em 4 colheres (sopa) de água.

Desligue a batedeira e reserve a mistura na geladeira.

 

MONTAGEM

Retire o recheio da geladeira e separe 1 xícara (chá) para a cobertura.

O restante do recheio divida em 2 partes iguais. Reserve.

Com uma faca corte o bolo em 3 discos no sentido da largura.

Coloque um disco no centro de um prato, e com o auxílio de um saco de confeiteiro cubra totalmente este disco de massa com uma camada de recheio.

Coloque outro disco de massa sobre o recheio e novamente, com o auxílio de um saco de confeiteiro, cubra totalmente este outro disco de massa com outra camada de recheio.

Cubra com o último disco de massa e decore o bolo com aquela xícara (chá) de recheio reservada.

Decore com frutas vermelhas e sirva em seguida.

Referências: Wikipédia e site Ana Maria Braga.

 

 

banner_servicos_v4