condimentos

Para quem gosta de cozinhar, nada melhor do que ter à disposição diversos condimentos para realçar ainda mais o sabor dos alimentos. Certo? Mas, é preciso atenção. Cada especiaria tem uma forma correta de ser armazenada, principalmente ao utilizá-la dentro do prazo de validade indicado na embalagem.

Se você, dona ou dono de casa, se preocupa com a melhor forma de armazenamento desses condimentos, confira as dicas da Dona Resolve e dê um toque especial em sua culinária:

  1. Catchup: mesmo depois de aberto, pode ser armazenado fora da geladeira em local fresco e úmido. Caso queira aumentar sua durabilidade, deve mantê-lo refrigerado. O mais indicado é consumi-lo em até 1 mês para aproveitar melhor o seu sabor.
  2. Mostarda: siga as mesmas regras do catchup, mantendo o frasco dentro ou fora da geladeira. Depois de aberto, o mais indicado é consumi-lo em até 6 meses, o que pode variar conforme o tipo de mostarda.
  3. Molho Shoyu: este molho tem maior durabilidade. No entanto, depois de aberto, o mais correto é usá-lo em até 9 meses para aproveitar também o seu sabor. Desde que bem fechado, ele pode ser armazenado em armários ou dentro da geladeira. Fica ao seu critério.
  4. Vinagre: se fechado com segurança, o vinagre pode ser armazenado por até dois anos.

Condimentos_Dona Resolve

Recomendações Importantes:

Antes de comprar os condimentos, verifique sempre a data de validade. Caso contrário, evite comprá-los se  o prazo estiver abaixo de 90 dias. Outra sugestão é anotar o dia e o mês da abertura dos frascos para saber o tempo em que deverá ser consumido.

Anote mais dicas sobre as condições de armazenamento na geladeira:

  • Utilize sempre recipientes com tampas para armazenar os alimentos.
  • Verifique se a borracha da geladeira está em boas condições e evite deixar a porta aberta.
  • Faça o descongelamento do freezer seguindo as recomendações do fabricante.
  • Verifique sempre a temperatura do refrigerador e siga também as recomendações do fabricante.
  • Não deixe latas abertas na geladeira. Transfira os alimentos para recipientes fechados.
  • Evite manter catchup, mostarda e maionese na porta da geladeira. A baixa refrigeração no local pode diminuir o tempo de duração dos alimentos.
  • Apesar do suporte, jamais conserve os ovos na porta da geladeira. O ideal é que fiquem nas prateleiras intermediárias e de preferência em recipientes fechados.
  • Jamais forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas. Além de prejudicar o funcionamento do aparelho, pode interferir na conservação dos alimentos e ainda dificultar a circulação de ar frio.
banner_servicos_v4