Como evitar que o mofo apareça em sua casa

Como evitar que o mofo apareça em sua casa

Por mais que uma casa seja limpa e nova está sujeita a ação do mofo, que pode aparecer naquele cantinho do ambiente que é mais úmido e escuro, e que pouco se dá atenção.

Por esse motivo e outros, o mofo é uma realidade bastante presente em nossos lares. É necessário dar a devida a atenção a esse problema, pois sua proliferação pode causar doenças. Conheça abaixo várias curiosidades que a Dona Resolve separou para você:

O que é mofo e por que causa danos à saúde?

O mofo é formado por microrganismos vivos podendo ser vários tipos de fungos microscópicos. Esses fungos se proliferam em ambiente úmido, que é vital para a existência e o desenvolvimento deles.

O mofo é um conjunto de filamentos de células (hifas) que se desenvolvem por meio dos esporos (unidades de reprodução dos fungos), que se projetam no ambiente através das manchas pretas nas superfícies úmidas das paredes e tetos.

O mofo também provoca doenças de pele, causando eczema e dermatite atópica. Em apartamentos e casas muito úmidos corre-se o risco de ter irritações e processos alérgicos nas membranas da mucosas dos olhos, nariz, garganta e pele.

Se esses estados de irritação e reação alérgica persistirem, poderão desencadear processos inflamatórios e se estenderem no trato respiratório superior (sinusite), bem como nos inferiores (bronquite crônica ou asma).

Em que locais da casa surge o mofo?

Os quartos são menos afetados, porque em geral são mais frescos e arejados, mas ainda assim, estão suscetíveis ao mofo porque durante a noite é produzida umidade através da respiração e sudorese dos ocupantes.

Quanto à posição dos cômodos, os que se situam dos lados mais secos da casa, devido às incidências de ar e luz solar, são os menos propensos ao mofo do que os cômodos que ficam do lado mais úmido, menos arejado e iluminado da casa.

Principais causas do mofo

As principais causas da formação do mofo em nossas casas, simplesmente são:

  • Ambientes isolados e fechados – essas causas colaboraram para elevar a umidade do ambiente.
  • Quando a umidade excede os 55% é preocupante.
  • Níveis elevados de umidade provocam a formação de mofo em tetos, paredes e tecidos e o consequente desenvolvimento, em um curto espaço de tempo, de fungos e manchas escuras, além da deterioração dos objetos, materiais e locais afetados.

Como resolver o problema do mofo?

Seguem algumas dicas caseiras para evitar e eliminar o mofo:

  • Mantenha a casa ventilada, o mais que puder. A entrada de ar permite equilibrar a umidade interna do ambiente.
  • Em locais em que haja predisposição à incidência do mofo, limpar é também prevenir que surja mofo novamente. Pode-se proceder a limpeza utilizando um desses produtos naturais e caseiros:
  • vinagre branco
  • bicarbonato de sódio
  • limão
  • óleo de melaleuca
  • água com sal
  • álcool
  • água oxigenada volume 10

Já se o problema for a localização da casa, perto de encostas ou à sombra de árvores, uma outra solução seria pintar as paredes com tintas antimofo, cujas fórmulas contenham fungicidas e bactericidas que ajudem a conservar as paredes e os tetos da casa mais expostos à umidade.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *