Como retirar manchas de tecidos

2509 manchacamisa

Para facilitar seu dia a dia, a Dona Resolve pesquisou dicas sobre como retirar diferentes tipos de manchas nos tecidos.

Tipos de manchas

Barro: Espere secar. Só depois use uma escova para retirar os resíduos da terra. Em seguida, lave bem o local com uma solução de água quente e vinagre, misturados em partes iguais (para cada copo de água, um copo de vinagre).

Batom: Tire o excesso com papel ou uma toalha absorvente. Lave com detergente e esfregue delicadamente.

Café: Pode sair facilmente com uma pedra de gelo. Se não funcionar, esfregue uma solução de água e bicarbonato de sódio. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

2509 manchacaneta

Caneta: Misture leite integral e álcool em partes iguais e passe na mancha.

Chiclete: Tire o excesso com o lado sem corte de uma faca. Depois passe gelo sobre o chiclete, até que ele endureça e se soltei do tecido. Outra opção é colocar a peça em um saco plástico e deixar no congelador até que o chiclete endureça.

Desodorante: Para retirar manchas amareladas em camisas brancas, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de suco de limão. Aplique e espere por 1 hora. Enxague e lave normalmente.

Ferro de passar: Use água oxigenada sobre a mancha amarelada do ferro e lave com bastante água.

Ferrugem: Misture um pouco do sumo do limão verde com sal e passe sobre a ferrugem. Coloque a peça em um local que tenha sol. Quando a mancha sair lave normalmente.

Frutas: Aqueça um pouco de vinagre branco e esfregue o local.

Gordura: Misture 1 litro de água quente com 1 colher de sopa de amoníaco e passe sobre a mancha com uma escovinha. Depois limpe com água e vinagre. Outra sugestão é usar talco comum sobre a gordura e deixar agir por algum tempo, até que o talco absorva a mancha. Lavar em seguida.

Graxa: Coloque detergente de louça em cima da mancha, espere 20 minutos, esfregue e lave normalmente. Se ainda assim não sair, passe uma boa quantidade de manteiga ou margarina sobre a mancha, esfregue até que a graxa “desgrude” por completo. Limpe a gordura com detergente e lave normalmente.

Pomada: Use sabão de coco e esfregue em seguida, deixando-a de molho por uma hora sob o sol. Depois enxague e, se necessário, repita o processo.

Ketchup: Aplique vinagre branco e lave em seguida.

Molho de Tomate: Molhe na água o quanto antes e depois aplique amido de milho, deixando o produto no local até secar. Retire o amido posteriormente com auxílio de uma escova.

2509 manchavinho

Vinho tinto: Aplique o vinho branco por cima e em seguida lave normalmente.

Sangue: Passe gelo e enxágue com sal e água fria. Depois, aplique mais água e sabão em pó, e esfregue bem. Na sequência, faça mais duas boas lavagens com água e sabão.

Suor: Manchas amareladas de suor podem ser retiradas com sumo de limão. Coloque sobre a blusa seca e deixe por um tempo. Depois, coloque-a de molho. E para deixar os tecidos mais brancos, a receita mais tradicional de todas é usar sabão de coco e deixar no sol. Onde há sol forte, deixe as peças de molho em água com um pedaço de sabão de coco. Se der para estendê-las sobre um gramado, melhor.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *