madeira

Imagem: shutterstock.com

 

Ao realizar a limpeza em casa ou no escritório, muitas vezes, são utilizados produtos inadequados nos móveis e que podem danificar a estrutura da matéria-prima. Portanto, é preciso cuidado.

A seguir, veja algumas dicas importantes que a Dona Resolve selecionou para ajudá-la na limpeza correta.

Móvel de madeira

Em móveis de madeira, o uso da água pode provocar as famosas manchas brancas, que são as mais comuns. Neste caso, esse elemento não é indicado. Para a limpeza diária, nada melhor do que o uso do lustra móveis, de preferência à base de silicone, pois não agride a madeira. Já para a remoção das manchas ou riscos, use cera específica para madeira. Faça a aplicação com a ajuda de uma flanela seca, e lustre bem. Em seguida, com um pincel de cercas macias, aplique verniz sem excesso no sentido dos riscos. Se houver uma marca profunda no móvel, procure a ajuda de um profissional especializado para refazer o acabamento.

Móvel laqueado
laqueado

Imagem: Pinterest

Se encontrar manchas em móveis laqueados, a solução mais simples é a mistura de água e sabão em um pano macio e limpo. Já se o móvel estiver riscado, use delicadamente uma lixa para madeira bem fina no local e complete com a aplicação de cera automotiva. Depois de lixado, caso seja necessária uma limpeza mais pesada, coloque um pouco de solvente de madeira em um pano macio e passe no local. Não se esqueça de usar luvas. Retire o produto, de preferência com um pano de algodão para evitar que fique manchado. Para a limpeza diária, use apenas um pano levemente umedecido com água e, em seguida, seque o móvel com outro pano macio.

Móvel em MDF

cozinha_moveis (2)

Imagem: www.gasometrocomvoce.com.br

Conhecido por ser ecologicamente correto e resistente, o MDF é um painel de fibras de madeira que merece cuidados especiais. Muito usado de maneira planejada, os móveis em MDF não devem ser limpos com produtos multiuso já que deixam a superfície amarelada conforme a frequência de uso. A forma mais indicada de limpeza é a solução de sabão de coco líquido ou neutro dissolvido com água. É possível ainda limpar com pano macio umedecido e álcool em gel. No geral, os móveis em MDF são fáceis de cuidar, basta fazer a limpeza da maneira correta.

 

 

 

banner_servicos_v4