Além de proteger contra a luminosidade nos cômodos da casa, as cortinas podem mudar muito o visual do ambiente, deixando sua decoração ainda mais atrativa, elegante e moderna. Confira conosco algumas dicas para escolher a cortina ideal!

1)   Primeiro, deixe registrada a largura e altura da janela. Deixe sempre uma folga de uns 20 cm.

2)   Cortinas com tecidos leves são: renda, palha, linho, sarja, voil, seda, veludos ou crepe. Varões também fazem parte da escolha, temos de madeira, cromados ou pintados com tintas.

3)   Cortinas brancas e mais leves passam uma sensação de amplitude, as de voil branco, por exemplo, combinam muito bem com vários tipos de decoração, sendo delicadas e indicadas para locais quentes por não absorverem muito o calor. Já as cortinas mais escuras ou terrosas diminuem os espaços, porém, são mais aconchegantes.

cortina Capa

4)   Já viu aquelas cortinas aonde o próprio gesso esconde o trilho dela deixando-o embutido? Os arquitetos chamam isso de Cortineiro. É muito bacana!

cortineiro cortineiro 02

 

5)   Para saber se a cortina precisará de camadas, é importante saber a iluminação do local para escolher a cortina certa.

6)   Se há muita luminosidade, o ideal é usar o tecido blackout, eles permitem essa proteção com os raios solares e muito bons para quartos, por exemplo, permitindo menos luz e menos absorção de calor, pois hoje temos vários tipos de blackout com tecidos leves.

cortina blackout quarto02 blackout quartos

7)   Sala: Na sala há vários modelos que podem ser utilizados, como por exemplo, seda, voil, renda, cambraia, rolô, painel e romana.

8)   Se a sala for de TV ou Home Theater,o ideal é que as cortinias sejam mais pesadas e escuras para permitir o mínimo de luminosidade como veludos, crepes ou sarjas.

sala home theater sala de tb

 

9)   Cores: As texturas e cores mais vivas são uma ótima dica para pessoas mais ousadas, que desejam dar um toque de charme ao ambiente, mas é ideal ter um arquiteto/decorador para sugerir melhor conforme cada ambiente.

10)   Se o ambiente for moderno, é preferível ter uma cortina bem clean com tecidos em algodão ou linho, em cores mais discretas.

cortina de linho cortina de linho02

 

11)   Se o ambiente por mais clássico, use cortinas com muito tecido como camurça e veludo.

cortina cortina veludo

 

12)   Se o ambiente é vintage, aproveite para decorar com tecidos mais românticos e delicados com cores pastéis ou florais e com franzido para evitar tecidos lisos.

cortin vointagecortinas romantica

Aproveite e modernize seu lar com um item simples!

Até a próxima semana!

banner_servicos_v4