Decoração Junina

 

foto1Origem da Festa Junina

As festas juninas desembarcaram no Brasil na época da colonização, trazidas pelos nossos queridos portugueses. Mas a origem mesmo é na França, onde se dançava “quadrille” nos salões da corte francesa. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os lindos vestidos rodados, os passos puxados e os agradecimentos aos santos pelas boas safras das plantações. Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos, como é realizada em um mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras como pau de sebo, correio elegante e fogos de artifício, casamento na roça, tudo com o intuito de animar mais ainda a festividade.

 

Bandeirinhas de Festa Junina

As bandeirinhas coloridas em longos barbantes cruzando o salão dão mais alegria à festa com as suas cores fortes, há uma grande variedade de bandeirinhas para serem compradas, mas é muito fácil e divertido fazer. Para fazer as bandeirinhas é necessário:

– Papel de seda colorido / jornal

– TesouraFOTO 2

– Cola

– Barbante

Vá dobrando o papel de seda até que sobre um retângulo, desenhe uma bandeirinha em forma de W e corte-a, dessa forma fará várias de uma vez só, depois que as bandeirinhas estiverem prontas, basta prendê-las pela parte superior fazendo uma pequena dobra, passando cola na extremidade e dê um espaço de 10 cm entre uma e outra, agora é só espalhar pelo salão.

 

Fogueira Junina de MentirinhaFOTO 3

Se na sua festa vai ter muitas crianças e você não quer se arriscar a fazer uma fogueira de verdade, por que não fazer uma artificial? O resultado é ótimo e é bem simples de fazer.

Como fazer:

– Madeiras para empilhar

– 5 Papéis celofanes, 3 na cora laranja e 2 na cor amarela.

– Uma lâmpada com armação pronta para ligar na eletricidade.

Com a fogueira já pronta, chegou a hora de fazer o fogo falso, encaixe os papéis celofanes no centro, deixando as pontas para cima.

 

Enfeites de Mesas

Na decoração as cores são bem-vindas, os tecidos não são caros e podem ser de diversas estampas, use um pouco das bandeirinhas já feitas para decorar o salão na decoração da mesa também. Para criar um ambiente de bom gosto sem perder a alegria e o visual tradicional da festa junina é só misturar elementos típicos com os mais modernos.

Uma ótima dica é usar os chapéus de palha para servir os docinhos, coloque latinhas com flores do campo bem coloridas ou até mesmo vasinhos de violetas. Os enfeites desde o teto até os cantinhos podem ser bem caprichados e ter a cara de festa junina. E quanto mais enfeitado melhor, afinal os detalhes fazem a diferença em qualquer tipo de decoração, e com o tema festa junina às possibilidades são infinitas.

FOTO 4

 

Lembrancinhas do Arraiá!

Use a imaginação e crie plaquinhas para a turma tirar foto e postar em redes sociais.

As lembrancinhas para se dar no final da festa também podem ser com a carinha da festa junina, bem típica e cheia de charme: marmitas decoradas com tecidos juninos fazem sucesso, assim como panelinhas com doce de leite, trouxinhas com docinhos, biscoitos decorados e tubetes de balas que imitam milhos.

 

 

FOTO 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *