Dicas da Dona – 5 Dicas para remoção de ferrugem

b111111

Quando algum objeto da nossa casa enferruja, a primeira ideia que vem à mente é descartá-lo, afinal, os itens enferrujados parecem irrecuperáveis. Mas com essas ideias práticas que vamos te ensinar a seguir, dá para remover a ferrugem que se instala nos utensílios domésticos, peças decorativas e até no piso. Confira!

Bicarbonato de sódio:  O bicarbonato de sódio é um produto multifuncional, que dentre outros poderes, tem a capacidade de limpar objetos enferrujados. Ele interage com moléculas orgânicas da ferrugem,o que promove a dissolução dela de maneira rápida e fácil. Se você quiser fazer um teste, misture o bicarbonato com água até formar uma pasta, espalhe o produto sobre a área enferrujada. Feito isso, deixe a pasta de bicarbonato agir por dez minutos e, em seguida, remova com um pouco de água ou apenas um pano úmido.

Bebidas gaseificadas: Pode parecer inusitado, mas as bebidas gaseificadas também facilitam a remoção da ferrugem. Você pode, por exemplo, passar um pano umedecido com Coca-Cola na área enferrujada. Esfregue um pouco até remover a ferrugem e, depois, lave a peça com água e sabão. Vale destacar que essa retirada da ferrugem só é possível nesse método, porque os ácidos cítricos contidos nos refrigerantes em outras bebidas gaseificadas ajudam a amolecer e eliminar a ferrugem dos objetos.

Limão:  Como você bem deve saber, o limão também é útil em vários tipos de limpeza, inclusive na eliminação de ferrugem. Natural, cítrico e aromático, essa fruta é uma potente aliada nessa tarefa. Para remover as manchas de ferrugem, corte um limão ao meio e depois esfregue-o sobre a área manchada até obter o resultado esperado. Em situações nas quais a ferrugem estiver impregnada demais, jogue sal e limão na área e deixe a solução descansar por um dia. Depois é só lavar e secar como de costume!

Batata: Essa dica é mais incomum, porém, é igualmente eficiente. Para eliminar manchas leves de ferrugem, corte a batata ao meio e depois esfregue-a diretamente na área enferrujada. Para melhorar os resultados, transforme a batata em lixa, passando sal grosso nela. Você vai se surpreender!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *