Dicas da Dona – A importância do café da manhã

1

Sabemos que entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte, acontece um intervalo, este é um dos motivos da importância de tomarmos café da manhã.

Durante o sono, nosso organismo continua trabalhando, porém, em um ritmo menor. Mesmo assim, as funções que permanecem em funcionamento precisam de energia e, ao acordar, é preciso que essa energia seja reabastecida para mais um dia.  Assim, você começa o dia com mais disposição e também com um bom rendimento nas atividades ao longo do dia.

Muitas pessoas pulam essa refeição pensando que com isso, estão ajudando a perda de peso também, mas isso é um grande engano!

“Ter uma alimentação balanceada e comer a cada 4 horas é o que realmente ajuda a emagrecer”, afirma a nutricionista Daniela Jobst. Por isso, o café deve ser completo, com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos.

Invista em pães integraisaveia e quinoa em flocos, frutas e sucos.

Veja nove motivos para não dispensar o café da manhã da sua dieta ou de sua rotina:

1. É a primeira e principal refeição;

2. Dá energia para gastarmos ao longo do dia tranquilamente;

3. Dá força para praticarmos exercícios físicos;

4. Evita a perda de massa muscular;

5. Faz com que não abusemos na quantidade de comida, na hora do almoço;

6. Impede que sintamos muita fome entre as refeições principais;

7. Ativa o nosso metabolismo;

8. Evita o depósito de gordura localizada.

2

Dicas para um café da manhã nutritivo e saudável:

– Leite, iogurtes, queijos, requeijão ou ricota – principais fontes de cálcio e vitaminas importantes para o tecido ósseo.

– Frutas (em suco ou in natura) – fornecem vitaminas, minerais e fibras, e também favorecem o bom funcionamento dos intestinos.

– Cereais, pães, bolos ou biscoitos – fontes de carboidratos e, portanto, de energia. Dê preferência aos integrais, que contêm maior quantidade de fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

– Peito de peru – frios fonte de proteínas, nutrientes importantes para o desenvolvimento muscular. Com baixa quantidade de gordura, podem completar seu café da manhã.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *