Dicas da Dona – Dicas para arrumar uma mala de viagem [Parte 1]

1

Viajar é uma delícia! Mas, arrumar as malas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para as mulheres, que, no geral, têm o costume de levar mais coisas do que os homens.

Afinal, quando é preciso escolher o que levar, tudo parece ser indispensável e surgem dúvidas sobre o que é prioridade, o que pode ser deixado de lado e, principalmente, sobre como acomodar toda a bagagem.

A boa notícia, porém, é que, com alguns truques simples, fica mais fácil levar tudo o que você precisa, aproveitando ao máximo o espaço de sua mala de viagem. Abaixo, algumas dicas:

 Na hora da escolha da mala

As melhores opções são as retangulares, que são, também, as mais comuns. O tamanho ideal vai depender do tempo que você vai ficar fora e do tamanho da família.

Famílias com filhos pequenos podem optar por uma mala grande, na qual caibam as coisas de todos. A vantagem é que você só terá um volume com que se preocupar

Já para as famílias com filhos maiores, a melhor opção é que cada filho tenha sua mala, já que nesta fase nem sempre os filhos ficam hospedados com os pais. Existem algumas malas especiais para ternos e camisas. Estas são ideais para viagens de negócio onde é necessário levar várias roupas sociais.

Levar o que?

A primeira coisa a ser considerada: quanto tempo você vai ficar; o clima do local; a mudança de clima e os eventos que programou.

Separe peças que combinem com vários looks, ex: uma calça jeans pode ser usada umas 3 vezes, então leve três blusas para 1 calça, assim terá 3 looks montados, peças com cores neutras também ajudam a fazer a combinação.

Para quem vai à praia provavelmente ficará a maior parte do tempo de roupa de banho e chinelo, então não fique tentada a levar muitas calças e sapatos de salto.

O ideal é fazer uma programação de saídas de dia e noite e já levar os looks montados.

No caso de frio, recomendamos levar um casaco pesado de cor básica, como preto ou marrom, aí faça a variação apenas com as roupas de baixo (camisas, blusas e calças). A mesma dica vale para os sapatos, leve cores básicas e faça a variação somente com as roupas.

Mãos à obra:

Roupas que amassam menos, é colocada por baixo da mala (jeans, sarja, lã).

Roupas que amassam mais deve ser colocada por cima e com a menor quantidade de dobras, caso não tenha lugar para passa-las.

Sequência:

  1. Primeiro as calças: coloque estas peças esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Coloque tudo, dobre as pernas da calça por cima das outras roupas.
  2. Coloque bermudas e shorts.
  3. Vestidos dobrados o mínimo possível e colocados esticados, com parte da roupa para fora da mala (assim como foi feito com as calças).
  4. Camisetas dobradas tradicionalmente e depois enroladas
  5. Roupas íntimas devem ser colocadas em sacos (que podem ser aqueles de TNT).
  6. No caso de viagens para a praia ou no verão: as cangas devem ser colocadas esticadas e, os biquínis e maiôs, em saquinhos plásticos individuais, pois servirão também para proteger suas roupas na volta da viagem, caso as roupas de banho ainda estejam molhadas.
  7. Os sapatos podem ser colocados em sacos individuais de TNT,ou toucas de banho descartáveis (para proteger a sola do sapato). Eles podem ser acondicionados em compartimento separado na mala ou, se tiverem protegidos, colocados mesmo junto às roupas.
  8. Se for necessário levar muitos sapatos ou sapatos de neve, o ideal é uma mala separada, assim não irá amarrotar as roupas.
  9. Os produtos de higiene pessoal, cosméticos, remédios e maquiagem devem ser colocados em uma frasqueira e outra opção, a dica é acondicionar estes produtos em saquinhos separados por tipos (higiene/cosméticos/ remédios/ maquiagem) e distribuir nos espaços vazios. Produtos líquidos que podem vazar na mala devem ser colocados em sacos plásticos.
  10.  Deixe o pijama e as roupas íntimas fáceis de pegar, assim você não precisa desfazer a mala toda depois de uma viagem longa, faça isto depois de descansar.
  11.  Se possível, leve alguns cabides de lavanderia, pois se as peças que amassarem um pouco, você pode colocar neste cabide e deixar no banheiro. Assim, o vapor do chuveiro ajuda a desamassar.
  12.  Por fim, não se esqueça de levar, no fundo da mala, um saco grande para trazer as roupas sujas separadas das roupas limpas.

Acompanhe na próxima postagem mais dicas sobre a arrumação das malas. 😉

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *