Com o pano de limpeza certo, você reduz o esforço físico e o tempo gasto durante a faxina. Mas diante de tantos modelos no mercado, ao limpar diferentes locais da casa, fica a dúvida: qual o ideal?
Pra começar: aquela camiseta velha ou toalha de banho usada podem ser usados como pano de chão? Em princípio, sim. Mas o ideal é que você siga as recomendações abaixo sobre as composições do tecido e as superfícies limpas por eles com mais eficiência. Também valem as dicas básicas listadas, na sequência, para manutenção e descarte. Em resumo: aquele trapinho que parece ter passado pela guerra não tem vez. Jogue-o fora!
Qualquer que seja o tipo de pano para a limpeza, separe-os por ambientes. Para facilitar, determine uma cor para cada cômodo. Após a faxina, lave-os com água e sabão neutro e deixe-os secar naturalmente. A durabilidade do produto varia muito de acordo com o tipo de material, a frequência de uso e o processo de lavagem (à mão ou na máquina), mas como regra geral, descarte-o sempre quando detectar rasgos ou outros desgastes e/ ou quando identificar que o pano não está mais funcional, por exemplo, pelo acúmulo de resíduos.
O pano ideal
Pisos frios
Para limpar o piso frio (cerâmicas, porcelanatos rústicos e pedras polidas) da cozinha ou do banheiro, use panos de algodão (foto) ou de microfibra. Os dois materiais absorvem bem as sujeiras e enxugam a superfície com eficiência. Caso queira aplicar um produto de limpeza mais agressivo, como os clorados, dê preferência aos feitos de algodão, pois eles suportam melhor tais substâncias.
Pisos de madeira, laminados e porcelanatos brilhantes
Esses tipos de revestimento não podem ser limpos com água em excesso. Por isso, prefira panos de microfibra, eles ficam bem enxutos depois de torcidos e não soltam fiapos ao serem esfregados no chão.
Azulejos
Caso queira higienizar os azulejos sem utilizar esponjas, opte por panos multiusos, fabricados com viscose e poliéster (aqueles amarelinhos, como o da foto) ou os de dupla-face, de microfibra. Este tipo de pano tem um lado com uma textura semelhante a um velcro, indicado para remover a sujeira sem riscar e outra face, mais lisa, que serve para secar e finalizar a limpeza.
Bancadas de pias
Em banheiros ou cozinhas, utilize panos multiusos mais fininhos (compostos de viscose e poliéster, como o da foto), panos de algodão ou ainda os de microfibra. Todos eles são bastante absorventes, porém os produzidos com viscose e poliéster têm vida útil inferior aos demais: tendem a durar, em média, de três a quatro utilizações, enquanto os feitos de algodão podem resistir por até dois meses e os de microfibra, por até oito meses.
Móveis
Para tirar o pó, passe um pano de microfibra. Esse tipo de material é capaz de “agarrar” a poeira, ao absorver até seis vezes o seu peso. Por sua vez, a flanela (foto) é eficaz na hora de lustrar as peças: contando com a ajuda de um produto polidor de qualidade, a maciez da flanela possibilita efeito brilhante.
Vidros e espelhos
Além do pano de microfibra – como você já deve ter percebido, é o material curinga na faxina -, panos fabricados com poliéster e poliamida também são macios e capazes de limpar vidros e espelhos sem deixar manchas ou pelinhos sobre a superfície.
Gastei, retiram tapete p higienizaçao.