Dicas da Dona – O pano certo para cada tipo de superfície

1

Com o pano de limpeza certo, você reduz o esforço físico e o tempo gasto durante a faxina. Mas diante de tantos modelos no mercado, ao limpar diferentes locais da casa, fica a dúvida: qual o ideal?

Pra começar: aquela camiseta velha ou toalha de banho usada podem ser usados como pano de chão? Em princípio, sim. Mas o ideal é que você siga as recomendações abaixo sobre as composições do tecido e as superfícies limpas por eles com mais eficiência. Também valem as dicas básicas listadas, na sequência, para manutenção e descarte. Em resumo: aquele trapinho que parece ter passado pela guerra não tem vez. Jogue-o fora!

Qualquer que seja o tipo de pano para a limpeza, separe-os por ambientes. Para facilitar, determine uma cor para cada cômodo. Após a faxina, lave-os com água e sabão neutro e deixe-os secar naturalmente. A durabilidade do produto varia muito de acordo com o tipo de material, a frequência de uso e o processo de lavagem (à mão ou na máquina), mas como regra geral, descarte-o sempre quando detectar rasgos ou outros desgastes e/ ou quando identificar que o pano não está mais funcional, por exemplo, pelo acúmulo de resíduos.

O pano ideal

Pisos frios

Para limpar o piso frio (cerâmicas, porcelanatos rústicos e pedras polidas) da cozinha ou do banheiro, use panos de algodão (foto) ou de microfibra. Os dois materiais absorvem bem as sujeiras e enxugam a superfície com eficiência. Caso queira aplicar um produto de limpeza mais agressivo, como os clorados, dê preferência aos feitos de algodão, pois eles suportam melhor tais substâncias.

2

Pisos de madeira, laminados e porcelanatos brilhantes

Esses tipos de revestimento não podem ser limpos com água em excesso. Por isso, prefira panos de microfibra, eles ficam bem enxutos depois de torcidos e não soltam fiapos ao serem esfregados no chão.

3

Azulejos

Caso queira higienizar os azulejos sem utilizar esponjas, opte por panos multiusos, fabricados com viscose e poliéster (aqueles amarelinhos, como o da foto) ou os de dupla-face, de microfibra. Este tipo de pano tem um lado com uma textura semelhante a um velcro, indicado para remover a sujeira sem riscar e outra face, mais lisa, que serve para secar e finalizar a limpeza.

4

Bancadas de pias

Em banheiros ou cozinhas, utilize panos multiusos mais fininhos (compostos de viscose e poliéster, como o da foto), panos de algodão ou ainda os de microfibra. Todos eles são bastante absorventes, porém os produzidos com viscose e poliéster têm vida útil inferior aos demais: tendem a durar, em média, de três a quatro utilizações, enquanto os feitos de algodão podem resistir por até dois meses e os de microfibra, por até oito meses.

5

Móveis

Para tirar o pó, passe um pano de microfibra. Esse tipo de material é capaz de “agarrar” a poeira, ao absorver até seis vezes o seu peso. Por sua vez, a flanela (foto) é eficaz na hora de lustrar as peças: contando com a ajuda de um produto polidor de qualidade, a maciez da flanela possibilita efeito brilhante.

6

Vidros e espelhos

Além do pano de microfibra – como você já deve ter percebido, é o material curinga na faxina -, panos fabricados com poliéster e poliamida também são macios e capazes de limpar vidros e espelhos sem deixar manchas ou pelinhos sobre a superfície.

7

 


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Dicas da Dona – O pano certo para cada tipo de superfície”

  1. Avatar de Neuza
    Neuza

    Gastei, retiram tapete p higienizaçao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *