Dicas da Dona – O poder do papel de parede [parte 2]

1

Se você leu nosso post anterior já sabe como escolher o material ideal para deixar sua casa ainda mais bonita de forma simples e barata. Antes de sair comprando, vamos calcular quantos metros serão necessários?

Calculando a área

Para comprar a quantidade exata de papel de parede, você precisa determinar a quantidade necessária para cobrir a superfície escolhida. Para isso, meça sua parede com uma trena, tanto na horizontal quanto na vertical, determinando a largura e a altura de cada uma delas.

2

Pegue os resultados e faça a seguinte conta: altura da parede X largura da parede = m² do cômodo.

ATENÇÃO: Se o seu projeto é cobrir todo o cômodo, meça a largura de todas as paredes e some, antes de fazer a conta acima.

Pronto, agora você tem a medida exata, em metros quadrados, da área que deve cobrir. Com isso em mãos, o próximo passo é levar em conta o tamanho padrão de um rolo de papel de parede, que é de 50cm de largura e 10m de comprimento. A instalação sempre é feita na vertical, começando por baixo ou por cima, então, faça as contas, levando em consideração os seguintes valores:

Se o papel escolhido for estampado, divida o valor em m² por 4,0
Se o papel escolhido for liso ou listrado, divida o valor em m² por 4,5

Ou seja:

Papel de parede estampado:

m² / 4,0 = número de rolos necessários para cobrir a área

Papel de parede liso ou listrado:

m² / 4,5 = número de rolos necessários para cobrir a área

Pronto. Agora é só comprar o número de rolos que você vai precisar para deixar suas paredes novinhas e instalar.

Preparando para instalar

A grande vantagem dos papéis de parede é que muitos são fáceis de instalar, dando a chance de fazer a aplicação por conta própria. Com isso o projeto fica mais barato e você curte cada etapa da transformação do cômodo.

Porém, segundo a professora do Instituto da Construção, Sarita Feltrini, antes de sair instalando seu papel de parede, é preciso tomar alguns cuidados para evitar bolhas, ondulações e erros. “A aplicação do papel de parede depende, necessariamente, de uma superfície livre de irregularidades, como rachaduras, furos de pregos ou infiltrações”, declara Sarita.

Portanto, se for instalar seu papel de parede por conta própria, fique atento: para fazer a aplicação do produto de modo adequado, é necessário checar a área a ser coberta. Caso ela esteja irregular, rachada ou com buracos de pregos, o melhor é aplicar uma camada de gesso uniforme e lixar a superfície depois de secar. Assim, a parede fica limpa e lisa, evitando problemas.

Antes de instalar, limpe a parede com água e um pano, deixando secar por 1h (ou mais) para depois começar a aplicar o material. Não esqueça de preparar com antecedência a cola para aplicar o papel de parede. Confira a receita:

Cola Universal

Ingredientes

1,5 litros de água + 30 g de cola em pó

Preparo

Dilua a cola em um pouco de água e misture até obter um líquido uniforme. Em seguida, acrescente o restante da água, mexa e deixe descansar por 30 minutos. Pronto, agora é só aplicar.

Instalando

Para instalar seu papel de parede, desligue a energia do cômodo para evitar acidentes e retire os espelhos de tomadas e interruptores. Agora sim, comece a instalação:

3

Agora corte o papel na medida da altura da sua parede, deixando uma margem de 10 cm para o recorte do teto e outros 10 cm para o rodapé.

4

Passe a cola do centro do papel para as bordas, em abundância. Junte ambas as pontas, dobrando o papel ao meio, e deixe por 1 minuto. Em seguida, abra o papel, estique-o bem e passe outra camada de cola.

Comece a aplicação pelo teto, deixando a margem de 10 cm para recorte. Certifique-se de que o papel está reto e só então “desenrole” a colagem, fazendo pressão com a espátula e evitando bolhas de ar.

5

Repita a aplicação com as outras folhas, colocando-as uma ao lado da outra, sem espaços ou margens, complementando o desenho (para o caso de papéis estampados).

Passe um pano seco ou um pincel largo por toda a superfície para retirar os excessos de cola e passe uma escova de cerdas macias para retirar qualquer bolha de ar.

Com a espátula, faça vincos nas extremidades do papel, para determinar as áreas de corte do teto e do rodapé. Com a ajuda de um estilete, corte o papel nos vincos demarcados.

Para as áreas de interruptores e tomadas, cubra os espaços com papel de parede. Após a secagem, corte o papel e recoloque os espelhos no lugar.

Depois que o papel todo secar, é hora de aproveitar seu novo cômodo e decorar como desejar.

Espero que tenham gostado!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *