a

Se você é do tipo de pessoa que possui vários livros e revistas e já não sabe mais como organizá-los de maneira fácil e prática, separamos algumas dicas que vão te ajudar e facilitar o seu dia a dia. Veja só:

1 – Limpeza já!

O primeiro passo é selecionar o material que você tem em mãos. Analise todos os livros com cuidado e seja criteriosa, guarde apenas o que julgar ser realmente necessário e encaminhe o resto para doação ou venda.

2 – Biblioteca digital

Outra dica para poupar espaço na biblioteca instalada em casa é digitalizar algumas obras. Se você se sente confortável em utilizar o computador ou outros aparelhos digitais destinados à leitura, considere a possibilidade de digitalizar alguns livros. Nesses casos, vale a pena lembrar que uma biblioteca digital também precisa de organização para facilitar as buscas. Por isso, crie arquivos com os nomes completos das obras e não se esqueça de digitalizar todas as partes, inclusive capas e contracapas.

3 – Organize por categorias ou temas

Mesmo depois de digitalizar alguns volumes, a quantidade de livros ainda pode ser grande. Se esse é o caso, organizar por categorias (ficção, não-ficção, livros didáticos, infantis) ou então por temas (culinária, turismo, religião) pode facilitar. Além disso, dispor os livros em ordem alfabética, de título ou autor, também pode ajudar.

4 – Separe os livros por cor

Há ainda maneiras divertidas para organizar os livros. Separar os livros de acordo com as cores das capas pode ser uma boa opção, além de deixar o visual da sua estante mais divertido e descontraído. Para isso, faça pilhas para cada cor e depois coloque todos os volumes nas prateleiras, mas esqueça a ordem alfabética ou a organização por categorias ou temas.

Seja qual for sua opção, a dica mais importante é a de manter os livros sempre limpos e livres da poeira. Para isso, limpe-os com frequência utilizando um pano seco. Além disso, certifique-se de que foram colocados em lugares arejados para que os livros não fiquem úmidos e danificados.

Uma dica bem legal e super fácil para que a sua estante permaneça organizada, é fazer um suporte mais alto para a fileira de trás. Dessa forma, as duas carreiras ficam visíveis. Caso você não tenha tempo, ou habilidade para criar um suporte, um livro grosso pouco usado, ou até mesmo lista telefônica podem dar conta do recado.

Fonte: Dicas de Mulher

banner_servicos_v4