Dicas da Dona – Outras utilidades para a pasta de dente

Descobrimos várias utilidades para a pasta de dente, antes de destacar as principais, conheça as substâncias que são responsáveis pelo seu hálito fresco: elas se classificam de acordo com suas funções e podem agir como: abrasivo, agente de polimento, espumante, umectante, edulcorante, solvente, detergente, flavorizante e agente terapêutico. Conheça alguns dos principais ingredientes:

Lauril Sulfato de Sódio: é responsável pela formação da espuma ao escovarmos os dentes e possui ação detergente.

Carbonato de cálcio (CaCO3): substância abrasiva, age durante a escovação aumentando o atrito com os dentes. O contato promove a esfoliação da camada mais externa dos dentes eliminando a placa bacteriana.

NaHCO3: bicarbonato de sódio. Ele é um antiácido e regula o pH do meio, é classificado como abrasivo.

Fluoreto de sódio (NaF): agente terapêutico, mais conhecido como flúor. Esse componente reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoropatita (substância de proteção contra cáries dentárias). O flúor é um importante componente, pois inibe a ação de bactérias.

Sorbitol – C6H8 (OH)6: edulcorante, essa substância é responsável pelo sabor doce da nossa pasta dental.

Flavorizantes: agentes responsáveis pelo sabor que promove um efeito refrescante.
Água e álcool etílico: esses são os solventes responsáveis pela dissolução dos ingredientes, formando a pasta homogênea.

Glicerina: Umectante, a pasta dentro do tubo não resseca em virtude da presença da glicerina.

Agora que você conhece um pouquinho dos componentes da pasta de dente, destacamos outras utilidades que funcionam devido a sua formulação:

Deixe solados de tênis limpinhos

Para partes sujas de plástico ou tecido sintético de fora do tênis, a pasta de dente auxilia na remoção de sujeiras, aplique com escova de limpeza e enxague.

1

Vida nova às suas pratas

Se suas joias de prata estiverem opacas ou manchadas, esfregue a pasta de dente com uma escovinha de limpeza, deixe agir por 3 minutos e enxague bem.

2

Faróis dos carros

Aproveite as ações abrasivas e de polimento da pasta de dente, deixando os faróis do seu carro mais limpos e brilhantes, utilize uma esponja suave e aplique a pasta com movimentos circulares, deixe agir por 5 minutos e enxague bem.

3

Teclas do antigo piano

Sua tia-avó deixou de lembrança aquele piano que as teclas estão tão amareladas que não dá nem vontade de encostar? Pois suas desculpas para não aprender a tocar o instrumento acabaram: limpe-as com bastante cuidado e delicadeza usando pasta de dente e uma escovinha de limpeza.

4

Óculos de natação embaçados

Limpe-os com pasta de dente. Uma invisível camada protetora se formará, evitando que os óculos fiquem embaçados no próximo mergulho, excelente né!

5

Amenizar as manchas deixadas por copos na madeira

Pelo ativo desengordurante e de polimento da pasta de dente é possível retirar ou amenizar manchas na madeira deixadas por líquidos, aplique a pasta diretamente na mancha, esfregue com esponja suave e retire totalmente com pano de limpeza.

6

Manchas de tinta na camisa

A caneta estourou no bolso de novo? Antes de jogar a camisa fora, tente remover as manchas com pasta de dente. Aplique o produto no local da mancha e deixe a pasta secar. Lave no dia seguinte, se a mancha for recente é possível a remoção.

7

Manchas de coloração de cabelo

Coloriu o cabelo e a toalha também ficou ruiva? Aplique a pasta imediatamente em movimentos circulares, enxague bem.

8

Ferros de passar

Esfregue a pasta de dente com esponja e depois retire com pano úmido de limpeza, sairá a sujeira e o ferro brilhará como novo.

9 Limpe o visor do celular

Aplique a pasta de dente no visor com um pano de limpeza em movimentos circulares.

10

Sapatilhas e sapatos

Aplique a pasta com esponja suave em movimentos circulares, após a remoção da sujeira, retire o produto com pano de limpeza úmido.

11

Manchas de esmalte

Após utilizar o removedor ou acetona, as vezes as unhas ficam manchadas, passe pasta de dente, esfregue e deixe agir por alguns minutos, enxague em água corrente.

12

Mãos esfoliadas e remoção de sujeira

Fez trabalhos manuais e não conseguiu remover a sujeira das mãos? Aplique a pasta, esfregue bem e enxague.

13

Garrafas térmicas com cheiro ruim

Depois de um certo tempo de uso, não tem jeito: a garrafa térmica acaba ficando com um cheiro um pouco estranho. Basta adicionar água quente, um pouco de pasta de dente e chacoalhar. Não apenas o cheiro vai embora, como a garrafa também é desinfetada.

ffff

CDs

CDs que estão pulando por conta de riscos e sujeiras? Limpe-os com pasta de dente. Eles ficarão brilhando e tocarão sem interrupções.

15

Gostaram? Então mãos a obra!

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *