Nosso lar é um ambiente propício para leitura, que é essencial e importante para nossa vida e mesmo a vida dos nossos filhos desde que são pequeninos, pois contribui para ampliar o vocabulário, escrever melhor, adquirir conhecimento, cultura, senso crítico além de melhorar o desempenho na escola. Muitos benefícios, não é mesmo? Hoje, trouxemos algumas dicas para te ajudar a contribuir com esta prática da leitura em casa:

1)    Dê o exemplo: O primeiro passo é dar o exemplo, isso mesmo, adquira também o hábito. Comece lendo para os pequenos desde cedo e converse com eles sobre aquilo que tem lido, em jornais, livros, revistas, etc.

2)    Livros e filmes combinam: Que tal sentar com a pequena e mostrar a ela uma linda história romântica que terá um filme em breve nos cinemas? Mostre a ela os filmes que foram inspirados em livros cheios de ação, aventura, romance, quem sabe com esta ideia surja o primeiro livro da sua coleção.

foto 1

3)    Filhos ainda não são alfabetizados? Mesmo assim, você papai e mamãe podem ler para eles, demonstrando que pode ser muito divertido entrar nas aventuras de uma página cheia de histórias.

4)    Acessibilidade: Esta dica é para todos, para os filhos pequenos, para vocês jovens ou pais. Mantenha seus livros em locais de fácil acesso, que chamem a atenção ao entrar no quarto, na sala, no escritório, aonde possa pegá-los e despertar a curiosidade por começar uma nova história ou continuar aquela que começou anteriormente.

5)    Assuntos de interesse: Gosta de viajar? Que tal começar a ler mais sobre isso? Lugares curiosos no mundo, dicas sobre aqueles lugares que sonha em conhecer. Estimule a leitura em assuntos do seu interesse. E com as crianças é assim também, veja se o interesse é despertado ao ler sobre animais, histórias de castelos ou batalhas, contos de fadas, entre outros.

ler para os filhos

 

6)    Gibis: Os gibis fazem muito sucesso, cheios de desenhos, quadrinhos divertidos e de fácil interação com a história em si são ótimos para estimular a leitura, não importa a idade.

7)    Teatro + leitura: Algumas atividades são muito bacanas de fazer com seus filhos, incentivando o hábito da leitura, por exemplo fazer a cena de alguma parte do livro que estão lendo e pedir as crianças para fazer o mesmo criando a continuação da história.

personificar a leitura

E lembre-se, acompanhe o ritmo de cada um, seja o seu ou do seu filho. Se não se interessa inicialmente por notícias, histórias medievais ou de algum lugar, e sim por contos infantis, tudo bem. O importante é que o livro faça parte da vida da criança, e aos poucos o nível de leitura irá acontecendo naturalmente.

 

banner_servicos_v4