Está começando a cozinhar? Anote dicas de pratos simples e utensílios indispensáveis

panelas-1

“Isadora Becker sugere o preparo de massas e molhos; confira

Por Michelle Aisenberg

Se para você a frase “eu não sei nem fritar o ovo” é cheia de significados, não se desespere. Cozinhar não precisa ser um bicho de sete cabeças e ninguém merece comer macarrão instantâneo todo santo dia. Com algumas dicas de quem entende e os equipamentos básicos, a aventura pode, além de gostosa, ficar divertida!

A chef Isadora Becker, criadora do blog Gastronomismo, ensina que a melhor forma de começar é experimentando. “Cozinhar é mais fácil do que parece. É possível que não saia perfeito da primeira vez? Quase inevitável. O ideal é persistir e ir aprendendo com o que se fez de errado. Foi assim com todos os grandes chefs do mundo”, garante.

Sanduíches e massas para quem está começando

Isadora sugere começar com pratos simples, para ir ganhando confiança. Sanduíches caprichados, com uma variedade de frios, molhos e saladas, acompanhados de sucos naturais são uma ótima pedida. Depois, o negócio é partir para o fogão. “Massas e molhos são um ótimo começo, de rápido preparo e descomplicadas. Um bom molho ao sugo ou um simples pesto são de fácil preparo e deliciosos! E o tempo de cozimento da massa, é quase sempre indicado na embalagem, então não tem erro”, ensina.

Outra dica da chef para é começar com os acessórios básicos. Isso faz uma grande diferença. Veja o que ela diz que não pode faltar na sua cozinha:

Frigideiras e panelas
Frigideiras e panelas“Para o fogão, recomendo ter ao menos uma boa frigideira e duas panelas, de preferência de inox, uma grande e uma pequena. A frigideira pode ser antiaderente, que é superversátil.”

frigideiras

Uma boa faca
“O mais importante é uma boa faca do chef. E ela precisa estar bem afiada, sempre, para diminuir a possibilidade de cortar os dedos.”

facas-2

Tábua de madeira
“Uma tábua de qualidade também é muito importante. As melhores são as de madeira, pois não tiram o fio da faca.”

tabua

Recipientes para preparar e servir
“Recipientes para preparar e servir são indispensáveis. Podem ser usados para qualquer preparação e deixam a organização durante o preparo muito mais fácil.”

recipiente

Utensílios
O chefe mais experiente ou o cozinheiro amador tem algo em comum: nenhum vive sem bons utensílios, como escumadeiras, garfos, conchas, descascadores e batedores. Eles tornam a vida mais fácil e são uma mão na roda.

“Para preparos de doces, um bom batedor manual, firme, por exemplo, não pode faltar em uma cozinha. Com ele se faz merengues, chantilly, se mistura massas e se desempelota molhos. Multiuso e resistente, dura muitas e muitas preparações.”

utensilios

Fonte: www.gnt.globo.com


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *