Sua casa mais sustentável?

O hábito de limpar a casa regularmente é uma maneira não apenas de deixar o ambiente mais bonito, mas também de garantir a manutenção da sua saúde ao evitar o acúmulo de ácaros e resíduos nesse local.

Apesar de necessário, nem sempre o hábito de limpeza da casa pode ser considerado uma prática pouco sustentável, se considerarmos o volume de água, energia elétrica e até de produtos químicos utilizados para esse fim. Mas existem maneiras de tornar a sua limpeza de casa mais ecologicamente correta. Que tal conferir nossas dicas?

O primeiro passo para fazer uma limpeza de casa sustentável é optar por comprar produtos de limpeza concentrados. Além de economizar no aspecto financeiro, o uso desses produtos permite menor volume de químicos utilizados para higienizar uma superfície, diminuindo também o risco de poluir e aumentar a geração de resíduos no ambiente.

E se você pudesse encontrar uma maneira de tornar essa gestão dos resíduos na sua casa mais sustentável?

Além de priorizar produtos que tem a opção de refil – permitindo assim que você use a mesma embalagem por mais tempo – encontre maneiras também de usar as embalagens vazias em outras atividades da sua casa (criando borrifadores de água, tornando recipiente de outros produtos de limpeza ou simplesmente garantindo que eles sejam encaminhados para a coleta seletiva e encaminhados para reciclagem).

Por mais que seja tentador ligar o aspirador de pó e sair higienizando a casa inteira com esse eletrodoméstico, o aspirador pode elevar significativamente o consumo de energia elétrica nessa atividade.

Por isso, para ser econômico – e sustentável – opte por varrer a casa com uma vassoura, deixando o aspirador apenas para cômodos mais difíceis e para coletar o resto de poeira que você não conseguiu tirar na primeira limpeza.

Para viver em um mundo mais sustentável é preciso que o primeiro passo seja dado nas nossas ações mais simples, como na limpeza da casa. 😉 O que você faz para garantir que essa sua rotina seja mais ecologicamente correta? Conte para a gente!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *