PratoTipicoCeara

Quem aí gosta da culinária nordestina? Difícil ter alguém que não goste, não é mesmo?

Ainda em clima de Copa do Mundo, hoje temos uma indicação deliciosa sobre um prato típico do Ceará: a tapioca. Mas, por que essa escolha? Nesta sexta-feira (4), o Brasil enfrentará a Colômbia pelas quartas de final no estádio Castelão, em Fortaleza.

E para ficar ainda melhor, a receita foi preparada pela grande chef Ana Luiza Trajano, apresentadora do programa Fominha, do GNT.

Anote aí:

tapiocacarne (1)

Tapioca com espetinho de contrafilé ao sol
(Recheio é com molho de nata com queijo coalho e paçoca de jerimum)

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Nível de dificuldade: médio

Como fazer a tapioca:

Ingredientes:

500g de polvilho doce
Cerca de 300ml água
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque o polvilho e o sal em uma tigela. Vá acrescentando a água aos poucos e mexendo o polvilho com as pontas dos dedos, até ficar levemente úmido (mas ainda com a consistência de farinha). Depois, peneire o polvilho em peneira grossa, para que a massa fique mais bonita no momento de fazer as tapiocas.

Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma camada da massa de aproximadamente meio centímetro. Com o auxílio de uma colher, pressione a massa na frigideira para que fique uniforme. Assim que a massa desgrudar da frigideira, vire e sirva imediatamente.

Para o espetinho de carne de sol com queijo coalho:

Ingredientes:
200g de contrafilé
20g de sal marinho
200g de queijo coalho

Modo de preparo:

Salgue a carne com o sal e coloque na geladeira por, no mínimo, 2 dias. No momento do preparo, grelhe a carne, já cortada em cubos de aproximadamente 5cm. Reserve. Em outra frigideira, corte o queijo coalho em cubos de 5cm também e grelhe todos os lados. Arrume no espetinho 3 pedaços de carne, intercalado com o queijo coalho grelhado. Servir o espetinho em cima da tapioca.

Para fazer o creme de nata com queijo coalho:

Ingredientes:
100g de nata
100g de queijo coalho
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo:

Esquente a nata com o queijo coalho, até que derreta, mexendo sempre para que o creme não queime no fundo da panela. Ajuste os temperos e sirva o creme a parte.

Para fazer a paçoca de carne seca com feijão-verde:

Ingredientes:

100g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
100g de farinha de mandioca
60g de feijão-verde
30g de manteiga de garrafa
½ cebola picada
½ maço de salsinha picada

Modo de preparo:

Em uma frigideira, refogue a cebola e a carne seca na manteiga de garrafa até secar bem e a carne ficar bem crocante. Coloque, então, a farinha de mandioca e o feijão-verde. Finalize com o feijão-verde e sirva por cima do espetinho.

banner_servicos_v4