Utensílios de madeira na cozinha

Praticamente todo mundo tem em sua cozinha uma colher ou até mesmo uma tábua de corte de madeira, por muito tempo esses itens eram quase que obrigatórios, porém, devemos alertar sobre seus riscos de contaminação!

Como a madeira é uma composição natural e orgânica, ela é apenas moldada conforme a necessidade de uso, muitas vezes são usadas sem nenhum acabamento de verniz ou camada impermeabilizante.

Especialistas afirmam que utensílios de madeira na cozinha são criadores de fungos e bactérias que se alojam na matéria prima desses itens. Um dos principais fatores que contribuem para isto é a forma de secagem do utensílio, que por mais que você passe um pano, ele estará levemente seco no lado externo, porém, ainda fica toda uma umidade concentrada no seu interior, sendo ambiente propício para procriação de moradores indesejados.

Muitas donas de casa até fervem esses materiais e utilizam água sanitária ou outros produtos que podem causar a falsa impressão de limpeza do item, porém, nada é eficaz.

Por mais que você possa optar em usar esses utensílios em sua casa, esses objetos são proibidos em cozinhas industriais ou comerciais pelo Ministério da Saúde.

Uma opção segura e higiênica é substituir os utensílios de madeira por matérias de metal, plástico, borracha, acrílico ou até mesmo de vidro. Pense em sua saúde, são pequenos detalhes como esse que fazem muita diferença!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *